Princípios da propagação da luz

Exercícios

 

01-(UFCE) “Quando dois ou mais raios de luz vindos de fontes diferentes se cruzam, seguem suas trajetórias de forma independente, como se os outros não existissem.” Este texto caracteriza:

a) O princípio da reversibilidade dos raios de luminosos;           b) O princípio da propagação retilínea da luz;

c) A refração da luz;           d) O princípio da independência dos raios luminosos;           e) A polarização da luz.

 

02- (Efoa-MG) Três feixes de luz, de mesma intensidade, podem ser vistos atravessando uma sala, como mostra a figura.

O feixe 1 é vermelho, o 2 é verde e o 3 é azul. Os três feixes se cruzam na posição A e atingem o anteparo nas regiões B, C e D. As cores que podem ser vistas nas regiões A, B, C e D, respectivamente, são:

a) branco, branco, branco e branco      b) branco, vermelho, verde e azul      c) amarelo, azul, verde e vermelho      d) branco, azul, verde e vermelho      e) amarelo, vermelho, verde e azul

 

03-(Unitau-SP) Um observador A, olhando num espelho plano, vê outro observador B. Se B olhar no mesmo espelho, ele verá o observador A. Este fato é explicado pelo princípio da:

a) propagação retilínea da luz      b) independência dos raios luminosos      c) reversibilidade dos raios luminosos      d) da reflexão      e) refração

 

04- (ITA) Dos objetos citados a seguir, assinale aquele que seria visível em uma sala perfeitamente escura.
a) um espelho;           b) qualquer superfície clara;           c) um fio aquecido ao rubro;           d) uma lâmpada desligada;
e) um gato preto

 

05-(CESGRANRIO) O menor tempo possível entre um eclipse do Sol e um eclipse da Lua é de aproximadamente:

a) 12 horas          b) 24 horas          c) 1 semana          d) 2 semanas          e) 1 mês

 

06-(FUVEST-SP) Admita que o Sol subitamente “morresse”, ou seja, sua luz deixasse de ser emitida. Passadas 24h, um eventual sobrevivente, olhando para o céu sem nuvens, veria:

a) a Lua e as estrelas      b) somente a Lua      c) somente estrelas      d) uma completa escuridão      e) somente os planetas do sistema solar

 

07-(FEI-SP) A luz solar se propaga e atravessa um meio translúcido. Qual das alternativas a seguir representa o que acontece com a propagação dos raios de luz?

 

08-(UFMG-MG) Marília e Dirceu estão em uma praça iluminada por uma única lâmpada. Assinale a alternativa em que estão corretamente representados os feixes de luz que permitem a Dirceu ver Marília.

09-(UNIRIO-RJ) Numa aula prática de Física foi feito o experimento esquematizado nas figuras I e II, em que o professor alterou a posição da fonte e do observador. Com esse  experimento, o professor pretendia demonstrar uma aplicação da(o):

a) reflexão difusa      b) fenômeno da difração      c) princípio da reflexão      d) princípio da reversibilidade da luz      e) princípio da independência dos raios luminosos

 

10-(UFRG) A formação de sombra evidencia que:

a) a luz se propaga em linha reta      b) a velocidade da luz não depende do referencial      c) a luz sofre refração      d) a luz é necessariamente fenômeno de natureza corpuscular      e) a temperatura do obstáculo influi na luz que o atravessa

 

11- (ETE-SP)

Charges fornecem momentos de muita descontração. Algumas nos fazem rir, já outras ... Na charge, a luz incide nos objetos e nas pessoas.

Verifica-se que, na parede, não há a sombra do ioiô com o qual o menino brinca, pois

I ela está sendo projetada na sombra da pasta que o homem carrega.

II a pasta funciona como um anteparo opaco, impedindo a passagem da luz.

III a luz, que caminha em linha reta, não sofre desvios que permitam a projeção da sombra do ioiô

na parede.

Está correto o contido em

(A) I, apenas.          (B) III, apenas.          (C) I e II, apenas.          (D) I e III, apenas.          (E) II e III, apenas

 

12-FGV-SP) O porão de uma antiga casa possui uma estreita clarabóia quadrada de 100 cm2 de área, que permite a entrada da luz do exterior, refletida difusamente pelas construções que a cercam. Na ilustração, vemos uma aranha, um rato e um gato, que se encontram parados no mesmo plano vertical que intercepta o centro da geladeira e o centro da clarabóia. Sendo a clarabóia a fonte luminosa, pode-se dizer que, devido à interposição da geladeira, a aranha, o rato e o gato, nesta ordem, estão em regiões de:

a) luz, luz e penumbra.       b) penumbra, luz e penumbra.       c) sombra, penumbra e luz.      d) luz, penumbra e sombra.      e) penumbra, sombra e sombra

 

13- (Puccamp-SP) Há mais de 4000 anos, a pirâmide de Quéops media 233 m na aresta da base. Suponhamos que Tales tenha escolhido uma posição conveniente do Sol, para a qual a medição da sombra da pirâmide fosse adequada, e que tenha fincado uma estaca com 3 m de altura, como mostra a figura.

 Nesse instante, a sombra EA da estaca mediu 5 m e a distância de E a M era 127 m. Se M é o ponto médio da aresta da base, então o inteiro mais próximo da altura da pirâmide, em metros, é

(a) 150                b) 149                c) 148                d) 147                e) 146

 

14-(UERJ) Uma partida de futebol, jogada com uma bola de 30 cm de diâmetro, é observada por um torcedor.

A distância da íris à retina deste torcedor é aproximadamente igual a 2 cm.

O tamanho da imagem da bola, em microns, que se forma na retina do torcedor, quando a bola está a 150 m de distância, vale, aproximadamente:

a) 1                        b) 40                     c) 300                      d) 800                          e) 90

 

15-(UNESP-SP) Quando o Sol está a pino, uma menina coloca um lápis de 7,0.10-3m de diâmetro paralelamente ao solo e observa a sombra por ele formada pela luz do Sol.

Ele nota que a sombra do lápis é bem nítida quando ele está próximo ao solo, mas à medida que vai levantando o lápis, a sombra perde nitidez até desaparecer, restando apenas a penumbra. Sabendo-se que o diâmetro do Sol é 14.108m e a distância do Sol à Terra é de 15.1010m, determine a altura do lápis em relação ao solo quando a sombra desaparece.

 

16-(UFSCAR) A 1 metro da parte frontal de uma câmara escura de orifício, uma  vela de comprimento 20cm projeta na parede oposta da câmara uma imagem de 4cm de altura.

A câmara permite que a parede onde é projetada a imagem seja movida, aproximando-se ou afastando-se do orifício.  Se o mesmo objeto for colocado a 50cm do orifício, para que a imagem obtida no fundo da câmara tenha o mesmo tamanho da anterior, 4cm, a distância que deve ser deslocado o fundo da câmara, relativamente à sua posição original, em cm, é de quanto?

 

17-(Cesgranrio-RJ) O esquema abaixo representa um objeto situado em frente a uma câmara escura  com orifício. No esquema, O é a altura do objeto, P a distância do objeto ao orifício da câmara e P’ a distância do orifício à imagem ou o comprimento da caixa. Esse dispositivo ilustra como funciona uma máquina fotográfica, onde a luz atravessa o diafragma, e atinge o filme, sensibilizando-o. Chamando a altura da imagem formada de i, o gráfico que melhor representa a relação entre i e P é:

 

18-(FCC-BA) O orifício de uma câmara escura está voltada para o céu, numa noite estrelada. A parede oposta ao orifício é feita de papel vegetal translúcido. Um observador que está atrás da câmara, se olhasse diretamente para o céu, veria o Cruzeiro do Sul conforme o esquema I.

 

Olhando a imagem, no papel vegetal, por trás da câmara, o observador vê o Cruzeiro do Sul conforme o esquema:

a) I                     b) II                    c) III                    d) IV                       e) V

 

19-(FCC-BA) Uma sala é iluminada por uma única fonte de luz.  A sombra de um objeto projetado na parede apresenta uma região de penumbra. Essa observação permite concluir que a fonte de luz:

a) tem dimensões maiores que as do objeto      b) tem dimensões menores que as do objeto      c) não é elétrica      d) não é monocromática          e) não é pontual

 

20-(FUVEST-SP) Num dia sem nuvens, ao meio dia, a sombra projetada no chão por uma esfera de 1cm de diâmetro, é bem nítida se ela estiver a 10cm do chão. Entretanto, se a esfera estiver a 200cm do chão, a sombra é muito pouco nítida. Pode-se afirmar que a principal causa do efeito observado é que:

a) o Sol é uma fonte extensa de luz      b) o índice de refração do ar depende da temperatura      c)  a luz é um fenômeno ondulatório      d) a luz do Sol contém diferentes cores      e) a difusão da luz no ar “borra” a sombra

 

21-(FGV-RJ) Com a finalidade de produzir iluminação indireta, uma luminária de parede possui, diante da lâmpada, uma capa opaca em forma de meio cano.

nota: Na figura está representada a posição da lâmpada, escondida pela capa opaca da luminária.

No teto, a partir da parede onde está montada a luminária, sabendo que esta é a única fonte luminosa do ambiente e que a parede sobre a qual está afixada essa luminária foi pintada com uma tinta pouco refletora, o padrão de iluminação projetado sobre esse teto é semelhante ao desenhado em:

 

22- (FGV-SP) O professor pede aos grupos de estudo que apresentem à classe suas principais conclusões sobre os fundamentos para o desenvolvimento do estudo da Óptica Geométrica.

GRUPO I - Os feixes de luz podem apresentar-se em raios paralelos, convergentes ou divergentes.

GRUPO II - Os fenômenos de reflexão, refração e absorção ocorrem isoladamente e nunca simultaneamente.

GRUPO III - Enquanto num corpo pintado de preto fosco predomina a absorção, em um corpo pintado de branco predomina a difusão.

GRUPO IV - Os raios luminosos se propagam em linha reta nos meios homogêneos e transparentes.

São corretas as conclusões dos grupos

a) I e III, apenas.          b) II e IV, apenas.          c) I, III e IV, apenas.           d) II, III e IV, apenas.          e) I, II, III e IV.

 

23-(USJ-SP) No instante t=0, um feixe horizontal de raios luminosos, provenientes da chama de uma vela A, atravessa um pequeno orifício de um fino anteparo e projeta uma pequena mancha luminosa B no anteparo vertical , conforme figura.

As distâncias da chama ao orifício e do orifício ao anteparo são, respectivamente, a e 2a.

Se a vela queima a uma velocidade V’=2,0cm/min, então a mancha luminosa se desloca verticalmente sobre o anteparo com velocidade (em cm/min):

a) 1,0                    b) 2,0                    c) 3,0                  d) 4,0                    e) 6,0

 

24-(FUVEST-SP) Um jovem, em uma praia do Nordeste, vê a Lua a Leste, próxima ao mar.

 Ele observa que a Lua apresenta sua metade superior iluminada, enquanto a metade inferior permanece escura. Essa mesma situação, vista do espaço, a partir de um satélite artificial da Terra, que se encontra no prolongamento do eixo que passa pelos pólos, está esquematizada (parcialmente) na figura, onde J é a posição do jovem.

a) A                      b) B                      c) C                    d) D                       e) E

 

25-(CESGRANRIO) Às 18,0h, uma pessoa olha para o céu e observa que metade da Lua está iluminada pelo Sol. Não se tratando de um eclipse da Lua, então é correto afirmar que a fase da Lua, nesse momento:

a) só pode ser quarto crescente          b) só pode ser quarto minguante          c) só pode ser Lua cheia

d) só pode ser Lua Nova          e) pode ser quarto crescente ou quarto minguante

 

26-(PUCCAMP-SP) A velocidade da luz, no vácuo, vale aproximadamente 3,0.108 m/s. Para percorrer a distância entre a Lua e a Terra, que é de 3,9.105 km, a luz leva:

a) 11,7 s                     b) 8,2 s                     c) 4,5 s                      d) 1,3 s                    e) 3,7 s

 

27-(Unicamp) O Sr. P. K. Aretha afirmou ter sido sequestrado por extra-terrestres e ter passado o fim de semana em um Planeta da estrela Alfa da constelação de Centauro. Tal planeta dista 4,3 anos-luz da Terra. Com muita boa vontade, suponha que a nave dos extra-terrestres tenha viajado com a velocidade da luz (3 . 10 8m/s) na ida e na volta.
Adote 1 ano = 3,2 . 107segundos.
a) Quantos anos teria durado a viagem de ida e volta do Sr. Aretha ?
b) Qual a distância (em metros) do Planeta à Terra?

 

29-(Enem-MEC)

                                                                                            SEU OLHAR

                                                                                      (Gilberto Gil – 1984)

Na eternidade

Eu quisera ter

Tantos anos- luz

Quantos fosse precisar

Pra cruzar o túnel

Do tempo do teu olhar

Gilberto Gil usa na letra da música a palavra composta ano-luz. O sentido prático, em geral, não é obrigatoriamente o mesmo que na ciência. Na Física, um ano-luz é uma medida que relaciona a velocidade da luz e o tempo de um ano e que, portanto, se refere a

a) tempo                     b) aceleração                    c) distância                   d) velocidade                  e) luminosidade

 

29-Fuvest-SP) Uma estrela emite radiação que percorre a distância de 1 bilhão de anos-luz, até chegar à Terra e ser captada por um telescópio. Isto quer dizer:
a) A estrela está a 1 bilhão de quilômetros da Terra.
b) Daqui a 1 bilhão de anos, a radiação da estrela não será mais observada na Terra.
c) A radiação recebida hoje na Terra foi emitida pela estrela há 1 bilhão de anos.
d) Hoje, a estrela está a 1 bilhão de anos-luz da Terra.
e) Quando a radiação foi emitida pela estrela, ela tinha a idade de 1 bilhão de anos.

 

30-(Uff-RJ) Vários fenômenos físicos podem ser explicados pela propagação retilínea da luz em meios homogêneos. Essa hipótese é conhecida como o modelo do raio luminoso da óptica geométrica. Nos casos em que esse modelo é aplicável, a resolução de problemas físicos se reduz a aplicações elementares de geometria. Essa primeira questão trata de duas situações nas quais a óptica geométrica nos ajuda a determinar distâncias e tamanhos de objetos.

 Por causa da variabilidade das distâncias entre a Terra e a Lua e entre a Terra e o Sol, o tamanho da região onde um eclipse total do Sol é visível não é sempre o mesmo, podendo, inclusive, reduzir-se a um único ponto (P) da superfície terrestre. Use essa informação para fazer uma estimativa do raio do Sol.

Dados: A distância da Terra à Lua é, aproximadamente, 3,8.105 km  e a distância da Terra ao Sol é, aproximadamente, 1,5.108 km. O raio da Lua é 1,7 × 103 km.

 

31-(UFRJ) No dia 3 de novembro de 1994 ocorreu um eclipse total do Sol. No Brasil, o fenômeno foi mais bem observado na Região Sul. A figura mostra a Terra, a Lua e o Sol alinhados num dado instante durante o eclipse; neste instante, para um observador no ponto P, o disco da Lua envolve exatamente o disco do Sol.

Obs. A figura não está em escala..

Sabendo que a razão entre o raio do Sol (RS) e o raio da Lua (RL) vale 400 e que a distância do ponto P ao centro da Lua vele 3,5.105km, calcule a distância entre P e o centro do Sol. Considere propagação retilínea para a luz.

 

32-(Ufop-MG) A figura mostra uma fonte de luz branca (lâmpada). À sua direita está um filtro vermelho.

a) Qual será a cor da luz transmitida pelo filtro?

b) À direita do filtro vermelho encontra-se um objeto O, vermelho. Qual será a cor desse objeto, quando for iluminado pela luz transmitida pelo filtro?

 

33-(FGV-SP) Os versos a seguir lembram uma época em que a cidade de São Paulo tinha iluminação a gás:

                                                                                 

"Lampião de gás!

Lampião de gás!

Quanta saudade

Você me traz.

Da sua luzinha verde azulada

Que iluminava a minha janela

Do almofadinha, lá na calçada

Palheta branca, calça apertada"

(Zica Bergami)

Quando uma "luzinha cor verde azulada" incide sobre um cartão vermelho, a cor da luz absorvida é:

a) verde e a refletida é azul          b) azul e a refletida é verde              c) verde e a refletida é vermelha            d) verde azulada e nenhuma é refletida             e) azul e a refletida é vermelha

 

34- (UNIRIO-RJ) Durante a Copa do Mundo, um cinegrafista, desejando alguns efeitos especiais, gravou cena em um estúdio

completamente escuro,  onde existia  uma bandeira da “Azurra” (azul e branca) que foi iluminada por um feixe de luz amarela monocromática. Com que cores apareceu a bandeira quando a cena foi exibida ao público?

 

35-(UnB-DF) Sob incidência de luz branca, um tecido listrado é visto nas cores branca, vermelha e azul. Com que cores este tecido será visto quando iluminado por um feixe de luz monocromática de cor vermelha?

 

36- (Ufv) Em uma situação, ilustrada na figura 1, uma lâmpada e um observador têm, entre si, uma lâmina de vidro colorida. Em outra situação, ilustrada na figura 2, ambos, a lâmpada e o observador, encontram-se à frente de uma lâmina de plástico colorida, lisa e opaca. Mesmo sendo a lâmpada emissora de luz branca, em ambas as situações o observador enxerga as lâminas como sendo de cor verde.

Pode-se, então, afirmar que, predominantemente:

a) o vidro reflete a luz de cor verde, absorvendo as outras cores, e o plástico transmite a luz de cor verde, absorvendo as outras cores.

b) o vidro absorve a luz de cor verde, transmitindo as outras cores, e o plástico absorve a luz de cor verde, refletindo as outras cores.

c) o vidro transmite a luz de cor verde, absorvendo as outras cores, e o plástico absorve a luz de cor verde, refletindo as outras cores.

d) o vidro transmite a luz de cor verde, absorvendo as outras cores, e o plástico reflete a luz de cor verde, absorvendo as outras cores.

e) o vidro absorve a luz de cor verde, transmitindo as outras cores, e o plástico reflete a luz de cor verde, absorvendo as outras cores.

 

37-(UEPG-PR-010)

A ótica geométrica estuda os fenômenos luminosos sob um ponto de vista puramente geométrico, ou seja, ela não considera a natureza física da luz. Sobre a ótica geométrica, assinale o que for correto.

01) Um raio luminoso não tem existência física real. É um conceito puramente geométrico. 

02) Sempre que um feixe convergente é interceptado por um sistema ótico, o ponto objeto, para esse sistema, é virtual. 

04) Um meio anisotrópico é aquele no qual a luz se propaga com a mesma velocidade em todas as direções e sentidos. 

08) A trajetória de um raio luminoso sofre alteração quando são permutadas as posições da fonte e do observador. 

16) Quando ocorre a reflexão da luz, o raio incidente, o raio refletido e a normal ao ponto de incidência são perpendiculares entre si. 

 

38-(ENEM-MEC-2ª aplicação-010) Os quadrinhos mostram, por meio da projeção da sombra da árvore e do menino, a sequência

de períodos do dia: matutino, meio - dia e vespertino, que é determinada

a) pela posição vertical da árvore e do menino.                         b) pela posição do menino em relação à árvore. 

c) pelo movimento aparente do Sol em torno da Terra.             d) pelo fuso horário específico de cada ponto da superfície da Terra. 

e) pela estação do ano, sendo que no inverno os dias são mais curtos que no verão. 

  

39-(FEPECS-DF-010)

 

Um homem tem 1,80m de altura. A relação entre os tamanhos das imagens formadas numa câmara escura através de um orifício,

quando o indivíduo se encontra, respectivamente, às distâncias de 48m e 72m será de:

a) 3,5                            b) 3,0                                c) 2,5                                     d) 2,0                               e) 1,5

 

40-(UFTM-MG-010)

Para medir distâncias utilizando-se das propriedades geométricas da luz, um estudante providencia uma caixa cúbica, de aresta 16 cm. Após pintar o interior com tinta preta, faz um orifício no centro de uma das faces e substitui a face oposta ao orifício por uma

folha de papel vegetal. Feito isso, aponta o orifício para uma porta iluminada, obtendo dela uma imagem nítida, invertida e reduzida, projetada sobre a folha de papel vegetal. Sabendo-se que a altura da imagem observada da porta é 14 cm e que a altura da porta é 2,15 m, conclui-se que a distância aproximada, em metros, entre o orifício da caixa e a porta é:

a) 0,9.                             b) 1,8.                                c) 2,5.                                            d) 3,5.                                             e) 4,8.

 

41-(UFU-MG-010)

 

Ao olhar para um objeto (que não é uma fonte luminosa), em um ambiente iluminado pela luz branca, e constatar

 que ele apresenta a cor amarela, é correto afirmar que:

a) O objeto absorve a radiação cujo comprimento de onda corresponde ao amarelo.

b) O objeto refrata a radiação cujo comprimento de onda corresponde ao amarelo.

c) O objeto difrata a radiação cujo comprimento de onda corresponde ao amarelo.

d) O objeto reflete a radiação cujo comprimento de onda corresponde ao amarelo.

 

42-(UEM-PR-010)

 

Analise as alternativas abaixo e assinale o que for correto.

01. Quando um feixe de raios de luz paralelos incide sobre uma superfície e é refletido em todas as direções, com perda do paralelismo dos raios refletidos, ocorre reflexão regular.

02. A reflexão difusa é a maior responsável pela visão dos objetos iluminados que nos cercam.

04. A luz visível branca é composta por infinitas luzes monocromáticas, situadas na região das cores do arco-íris.

08. Um corpo branco, iluminado com luz branca, absorve as luzes de todas as cores.

16. Considerando que não há refração da luz, um corpo vermelho, iluminado com luz branca, reflete a luz vermelha e absorve a maior parte da luz das demais cores.

 

43-(PUCCAMP-SP-010)

   

Uma pessoa se coloca na frente de uma câmara escura, a 2 m do orifício dessa câmara e a sua imagem que se forma no fundo da mesma tem 6 cm de altura. Para que ela tenha 4 cm de altura, essa pessoa, em relação à câmara, deve

a) afastar-se 1 m.               b) afastar-se 2 m.               c) afastar-se 3 m.               d) aproximar-se 1 m.            e) aproximar-se 2 m.

 

44-(UFRN-RN-010)

  

A coloração das folhas das plantas é determinada, principalmente, pelas clorofilas a e b – nelas presentes –, que são dois dos principais pigmentos responsáveis pela absorção da luz necessária para a realização da fotossíntese.

O gráfico abaixo mostra o espectro conjunto de absorção das clorofilas a e b em função do comprimento de onda da radiação solar

visível. Com base nessas informações, é correto afirmar que, para realizar a fotossíntese, as clorofilas absorvem, predominantemente,

a) o violeta, o azul e o vermelho, e refletem o verde.                          b) o verde, e refletem o violeta, o azul e o vermelho.

c) o azul, o verde e o vermelho, e refletem o violeta.                          d)      o violeta, e refletem o verde, o vermelho e o azul.

 

45-(CPS-SP-010)

 

Um menino de 1,5 m de altura produz uma sombra de 50 cm. No mesmo instante, um prédio próximo ao menino produz uma

sombra de 20 m. A altura do prédio, em metros, é

a) 20.                          b) 30.                            c) 50.                                       d) 60.                                        e) 80. 

 

46-(FGV-SP-010)

 Um feixe luminoso de raios paralelos, que se propaga em um meio óptico homogêneo, incide sobre uma superfície que separa o primeiro meio de um segundo, passando a se propagar neste.

Substituindo-se o segundo meio óptico por um vidro fosco e translúcido, e admitindo que os raios de luz nele penetrem, estes perdem o paralelismo, podendo-se dizer que nessa situação ocorreu uma

a) reflexão difusa.             b) reflexão regular.               c) refração difusa.              d) refração regular.                 e) absorção difusa. 

 

47-(FUVEST-SP-010)

Uma determinada montagem óptica é composta por um anteparo, uma máscara com furo triangular e três lâmpadas, L1, L2 e L3, conforme a figura a seguir. L1 e L3 são pequenas lâmpadas de lanterna e L2, uma lâmpada com filamento extenso e linear, mas pequena nas outras dimensões. No esquema, apresenta-se a imagem projetada no anteparo com apenas L1 acesa.

O esboço que melhor representa o anteparo iluminado pelas três lâmpadas acesas é

 

48-(UDESC-SC-011)

 

Considere as proposições sobre a luz e assinale a alternativa incorreta.

a) A luz se propaga em linha reta nos meios homogêneos e, ao incidir sobre a superfície de um espelho côncavo, é refletida. 

b) Quando um raio de luz segue uma trajetória num sentido qualquer e é refletido por um espelho plano, o raio refletido seguirá a mesma trajetória do raio incidente. 

c) Em um meio homogêneo, a luz que incide sobre uma lente pode seguir direções diferentes após atravessar essa lente, mas ainda em linha reta. 

d) Os raios luminosos são independentes entre si, por isso, podem cruzar-se sem que suas trajetórias sejam alteradas. 

e) No vácuo, a luz propaga-se em linha reta. 

 

49-(UFRJ-RJ-011)

No ponto O está o olho de um observador da Terra olhando um eclipse solar total, isto é, aquele no qual a Lua impede toda luz do

Sol de chegar ao observador.

a) Para que o eclipse seja anelar, isto é, para que a Lua impeça a visão dos raios emitidos por uma parte central do Sol, mas permita a visão da luz emitida pelo restante do Sol, a Lua deve estar localizada onde? Explique com palavras e com um desenho.

b) Sabendo que o raio do Sol é 0,70.106 km, o da Lua, 1,75.103 km, e que a distância entre o centro do Sol e o observador na Terra é de 150.106 km, calcule a distância d entre o observador e o centro da Lua.

 

50-(FGV-RJ-011) 

Sob a luz solar, Tiago é visto, por pessoas de visão normal para cores, usando uma camisa amarela, e Diana, um vestido branco.

Se iluminadas exclusivamente por uma luz azul, as mesmas roupas de Tiago e Diana parecerão, para essas pessoas, respectivamente,

a) verde e branca.           b) verde e azul.           c) amarela e branca.           d) preta e branca.           e) preta e azul. 

 

51-(UECE-CE-012)

Uma fonte de luz monocromática puntiforme ilumina um disco e projeta sua sombra em uma parede. Considere o

 diâmetro do disco muito maior que o comprimento de onda da luz. O disco está a uma distância de um metro da parede e sua sombra tem um perímetro perfeitamente circular, com área quatro vezes a área do disco. Assim, a distância entre a fonte de luz e a parede, em metros, é

A) 4/3.                        B) 4.                             C) 2.                            D) 3/4.

 

52-(ENEM-MEC-011)

   

 Para que uma substância seja colorida ela deve absorver luz na região do visível. Quando uma amostra absorve luz visível, a cor que percebemos é a soma das cores restantes que são refletidas ou transmitidas pelo objeto. A figura 1 mostra o espectro de absorção para uma substância e é possível observar que há um comprimento de onda em que a intensidade de absorção é máxima. Um observador pode prever a cor dessa substância pelo uso da roda de cores (Figura 2): o comprimento de onda correspondente à cor do objeto é encontrado no lado oposto ao comprimento de onda da absorção máxima.

Qual a cor da substância que deu origem ao espectro da figura 1?

A. Azul.                        B. Verde.                        C. Violeta.                       D. Laranja.                      E. Vermelho.

 

53-(UFPR-PR-012)

Para se calcular a intensidade luminosa L, medida em lumens, a uma profundidade de x centímetros num determinado lago, utiliza-se a lei de Beer-Lambert, dada pela seguinte fórmula:

Qual a intensidade luminosa L a uma profundidade de 12,5 cm?

a) 150 lumens.                 b) 15 lumens.                         c) 10 lumens.                    d) 1,5 lumens.                       e) 1 lúmen.

 

54-(UEPB-PB-012)

 “O olho humano tem dois tipos de células fotossensíveis localizadas na retina: os bastonetes, sensíveis, e os cones.

sensíveis que fornecem a frequência da luz, ou seja as cores. A visão em cores é determinada pela existência, em nossos dois órgãos visuais. de três tipos de cones. Um deles é mais sensível à luz vermelha: outro. à luz verde: e o terceiro, a luz azul”. (Texto extraído de: Vários autores. Física, 2° ano. 1’ cd. São Paulo: Editora P.D., 2010. Coleção quanta física; v. 1)

Pedro, João e Maria, que usam camisas nas cores branca, vermelha e verde, respectivamente, vão assistir a um filme, e,

 ao entrarem na sala de cinema, esta encontra-se iluminada por uma luz monocromática verde. No interior da sala, as camisas de Pedro, João e Maria serão vistas, respectivamente. nas cores

a) verde, verde e verde.      b) verde, preta e verde.       c) verde, vermelha e verde.        D) branca, preta e verde.

e) branca. vermelha e verde.

 

 

 

Resoluções