Aparelhos de medição elétrica (amperímetros, voltímetros, ponte de Wheatstone)

Exercícios

 

01-(UFB) Para se determinar a resistência R do circuito abaixo, utiliza-se dois aparelhos de medidas A e V.

a) Q é um voltímetro          b) P é um amperímetro          c) P é um amperímetro e Q é um voltímetro          d) Q é um amperímetro e P é um voltímetro          e) nada se pode afirmar sobre P e Q

 

02-(UFMG-MG) A figura representa uma bateria, de resistência interna desprezível, ligada a uma lâmpada L.

Considerando desprezíveis as resistências dos amperímetros e muito grandes as resistências dos voltímetros e sendo A1 e A2 as leituras dos amperímetros e V1 e V2 as leituras dos voltímetros, teremos:

a) A1=A2 e V1=V2          b) A1 > A2 e V1 > V2          c) A1  > A2 e V1  > V2          d) A1=A2 e V1 > V2          e) A1=A2 e V2 > V1

 

03-(FUVEST-SP) Considere a montagem abaixo, composta por quatro resistores iguais R, uma fonte de tensão F, um medidor de corrente A, um medidor de tensão V e fios de ligação. O medidor de corrente indica 8,0A e o de tensão 2,0V. Pode-se afirmar que a potência total dissipada nos quatro resistores é, aproximadamente, de:

a) 8W                           b) 16W                            c) 32W                             d) 48W                             e) 64W

 

04-(UFRJ-RJ) No circuito esquematizado na figura o amperímetro A e o voltímetro V são ideais.

Calcule as indicações do amperímetro e do voltímetro:

a) com a chave C aberta

b) com a chave C fechada

 

05-(UFB) Nos circuitos a seguir, determine as indicações fornecidas pelos medidores, ambos ideais:

 

06-(UFBA) A figura a seguir representa um circuito elétrico constituído de um voltímetro (V) e um amperímetro (A) ideais, cinco resistores e uma bateria. A bateria fornece tensão de 12,0V e o voltímetro registra 6,0V.

 

a) Qual é a leitura feita no amperímetro?

b) Qual é a diferença de potencial no resistor de 1,5Ω?

c) Qual a potência dissipada pelo resistor localizado entre X e Y?

 

07-(UFRJ) O esquema da figura mostra uma parte de um circuito elétrico de corrente contínua. O amperímetro mede sempre uma corrente de 2 A e as resistências valem 1Ω cada uma.

O voltímetro está ligado em paralelo com uma das resistências.

a) Calcule a leitura do voltímetro com a chave interruptora aberta.

b) Calcule a leitura do voltímetro com a chave interruptora fechada.

 

08-(UNESP-SP) No circuito da figura, a fonte é uma bateria de fem E=12V, o resistor tem resistência R=1.000Ω. V representa um voltímetro e A um amperímetro.

Determine a leitura desses medidores:

a) em condições ideais, ou seja, supondo que os fios e o amperímetro não tenham resistência elétrica e que a resistência elétrica do voltímetro seja infinita.

b) em condições reais, em que as resistências elétricas da bateria, do amperímetro e do voltímetro são r=1,0Ω, RA=50Ω e RV=10.000Ω, respectivamente, desprezando apenas a resistência dos fios de ligação.

 

09-(FUVEST-SP) No circuito da figura, E=8V, r=100Ω e R=1.200Ω.

a) Qual a leitura do amperímetro A?

b) Qual a leitura no voltímetro V?

 

10-(FUVEST-SP) No circuito da figura, o amperímetro e o voltímetro são ideais. O voltímetro marca 1,5V quando a chave K está aberta.

Fechando a chave K, o amperímetro marcará:

a) 0mA                          b) 7,5mA                           c) 15mA                           d) 100mA                        e) 200mA

 

11-(ITA-SP) No circuito desenhado abaixo, há duas pilhas de 1,5V cada, de resistências internas desprezíveis, ligaas em série, fornecendo corrente para três resistores com os valores indicados. Ao circuito estão ligados ainda um voltímetro e um amperímetro de resistências internas, respectivamente, muito alta e muito baixa.

 

Quais as leituras desses instrumentos?

 

12-(UFF-RJ) No circuito esquematizado na figura, a alimentação é feita por uma pilha de fem igual a 1,5V e resistência interna desprezível; os medidores de corrente (amperímetro A) e de tensão (voltímetro V) são ideais.

Nesta situação, as leituras do amperímetro e do voltímetro são, respectivamente:

a) 0,05 A e 0,60V          b) 0,10 A e 0,90V          c) 0,15 A e 0,90V          d) 0,20 A e 0,60V          0,30 A e 0,30V

 

13-(UNICAMP-SP) No circuito da figura, A é um amperímetro de resistência nula e V um voltímetro de resistência infinita. A resistência interna da bateria é nula.

a) Qual é a intensidade da corrente medida pelo amperímetro?

b) Qual é a voltagem medida pelo voltímetro?

c) Quais são os valores das resistências R1 e R2?

d) Qual é a potência fornecida pela bateria?

 

14-(Fatec-SP) No circuito, o amperímetro A1 indica uma corrente de 200 mA.

De acordo com o esquema, determine a indicação do amperímetro A2 e a fem E do gerador.

 

15- (PUC-SP) No circuito esquematizado na figura, duas pilhas idênticas de força eletromotriz 1,5 V estão associadas a três resistores: R1 de 1,0 Ω, R2 de resistência não conhecida e R3 de 2,0 Ω. Para a montagem representada, a leitura do amperímetro ideal é 1,2A e o voltímetro, colocado em paralelo a R3 é ideal.

O valor da resistência do resistor R2, em ohm, e a leitura do voltímetro, em volt, são respectivamente iguais a

a) 1,0 e 2,4                     b) 2,0 e 0,8                       c) 2,0 e 2,4                     d) 1,0 e 0,8                        e) 1,2 e 2,4

 

16-(UFRJ-RJ) O circuito da figura 1 mostra uma bateria ideal que mantém uma diferença de potencial de 12 V entre seus terminais, um amperímetro também ideal e duas lâmpadas acesas de resistências R1 e R2. Nesse caso, o amperímetro indica uma corrente de intensidade 1,0 A.

Na situação da figura 2, a lâmpada de resistência R‚ continua acesa e a outra está queimada. Nessa nova situação, o amperímetro indica uma corrente de intensidade 0,40 A.

Calcule as resistências R1 e R2 .

 

17-(UNIFESP-SP) A montagem experimental representada na figura se destina ao estudo de um circuito elétrico simples.

a) Usando símbolos convencionais para cada componente, represente esquematicamente esse circuito.

b) Sabendo que R1 = 100 Ω e R2 = 200 Ω e que no suporte de pilhas são colocadas duas pilhas em série, de força eletromotriz 1,5 V cada, determine as leituras no amperímetro e no voltímetro quando a chave é fechada. (Admita que as resistências internas das pilhas, dos fios de ligação e dos medidores não interferem nessas leituras.)

 

18- (UFC-CE)) No circuito esquematizado adiante, A1 e A2 são amperímetros ideais. Ligando-se a chave C, observa-se que:

a) a leitura de A1 e a leitura de A2 não mudam.                         b) a leitura de A1 diminui e a leitura de A2 aumenta.

c) a leitura de A1 não muda e a leitura de A2 diminui.              d) a leitura de A1 aumenta e a leitura de A2 diminui.

e) a leitura de A1 aumenta e a leitura de A2 não muda.

 

19-(UFF-RJ) As extremidades de dois cilindros condutores idênticos, de resistência R, estão ligadas, por fios de resistência desprezível, aos terminais de uma fonte de força eletromotriz E = 12 V e resistência interna r = 0,50 Ω, conforme mostra o esquema a seguir. Em um dos ramos está ligado um amperímetro ideal A.

Sabendo que o amperímetro fornece uma leitura igual a 2,0 A, determine:

a) a diferença de potencial elétrico entre os pontos P e Q, identificados na figura

b) a resistência elétrica R do cilindro

 

20- (MACK-SP) Quatro lâmpadas, associadas de acordo com o esquema, apresentam as seguintes inscrições nominais:

L1: (10 W, 20 V)  L2: (20 W, 20 V)  L3: (5 W, 10 V)  L4: (10 W, 10 V)

Ao ligarmos a chave K, observaremos que:

a) nenhuma lâmpada se “queimará” e o amperímetro ideal acusará a passagem de corrente de intensidade 1 A

b) nenhuma lâmpada se “queimará” e o amperímetro ideal acusará a passagem de corrente de intensidade 4,5 A

c) nenhuma lâmpada irá acender, pois foram ligadas fora da especificação do fabricante

d) as lâmpadas L1 e L3 se “queimarão”

e) as lâmpadas L2 e L4 se “queimarão”

 

21-(UNESP-SP) Um estudante utiliza-se das medidas de um voltímetro V e de um amperímetro A para calcular a resistência elétrica de um resistor e a potência dissipada nele. As medidas de corrente e voltagem foram realizadas utilizando o circuito da figura.

O amperímetro indicou 3 mA e o voltímetro 10 V. Cuidadoso, ele lembrou-se de que o voltímetro não é ideal e que é preciso considerar o valor da resistência interna do medidor para se calcular o valor da resistência R. Se a especificação para a resistência interna do aparelho é 10 kΩ, calcule

a) o valor da resistência R obtida pelo estudante.

b) a potência dissipada no resistor.

 

22-(UFSCAR-SP) No circuito abaixo, os amperímetros A1 e A2 acusam, respectivamente, correntes i1 e i2:

As correntes i1 e i2 são:

a) i1=4,25.E/R; i2=E/3R       b) i1=4E/R; i2=E/R       c) i1=E/4,25R; i2=E/3R       d) i1=4,25E/R; i2=3.E/R       e) i1=E/R; i2=0,25.E/R

 

23-(UFMG-MG-09) Observe este circuito, constituído de três resistores de mesma resistência R; um amperímetro A; uma bateria ε; e um interruptor S:

Considere que a resistência interna da bateria e a do amperímetro são desprezíveis e que os resistores são ôhmicos. Com o interruptor S inicialmente desligado, observa-se que o amperímetro indica uma corrente elétrica I.

 Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que, quando o interruptor S é ligado, o amperímetro passa a indicar uma corrente elétrica

a) 2I/3                              b) I/2                                c) 2I                                 d) 3I                             e) 4I

24-(UFMS-MS) No circuito abaixo, cada resistor tem resistência (R).

Considere as alternativas:

I. A resistência equivalente entre A e B é (5/8)R.

II. A resistência equivalente entre A e C é (5/8)R

III. A resistência equivalente entre A e D é (R)

IV. A resistência equivalente entre B e C é (1/2)R

V. A resistência equivalente entre C e D é (5/8)R

É correto afirmar que:

a) apenas a afirmativa I está correta          b) apenas as afirmativas I e II estão corretas          c) apenas a afirmativa III está correta

d) apenas as afirmativas IV e V estão corretas          e) todas estão corretas

 

25-(UEG-GO-010) Um circuito simples é composto apenas por uma bateria (B) e uma lâmpada (L). Com esse circuito elétrico, um estudante montou quatro conexões diferentes, com um mesmo medidor de intensidade de corrente elétrica, conhecido como

amperímetro (A). Após as montagens, conforme a figura acima, o estudante apresentou versões das conexões realizadas. Em qual dessas versões o amperímetro irá fornecer a leitura real da intensidade de corrente no circuito?

a) A conexão 1 apresenta uma maneira correta de se ler a corrente elétrica em um circuito; nesse caso, optou-se por colocar o amperímetro do lado esquerdo da bateria.

b) A conexão 2 fornece uma leitura menor que a da conexão 1, já que parte da corrente elétrica dissipou-se ao percorrer todo o circuito.

c) A conexão 3 é melhor que as conexões 1 e 2, pois esse procedimento fez com que somente a leitura da corrente elétrica percorrida na lâmpada fosse mensurada.

d) A conexão 4 é quase idêntica à conexão 3 e, portanto, fornecerá a real leitura da corrente elétrica percorrida na lâmpada e também na pilha.

 

26-(UFRGS-RS-010)  Voltímetros e amperímetros são os instrumentos mais usuais para medições elétricas. Evidentemente, para a obtenção de medidas corretas, esses instrumentos devem ser conectados de maneira adequada. Além disso, podem ser danificados se forem conectados de forma incorreta ao circuito.

Suponha que se deseja medir a diferença de potencial a que está submetido o resistor R2 do circuito a seguir, bem como a corrente elétrica que o percorre.

Assinale a figura que representa a correta conexão do voltímetro (V) e do amperímetro (A) ao circuito para a realização das medidas desejadas.

 

27-(UPE-PE-010) 

  

No circuito elétrico a seguir, estão representados dois geradores idênticos, com E= 12 V e r = 1Ω. O amperímetro e o voltímetro

são ideais. Analise as proposições a seguir e conclua.

(     )  A leitura do amperímetro é de 2A.

(     )  A leitura do voltímetro é de 10 V.

(     )  A resistência equivalente do circuito é de 12Ω.

(     )  A potência dissipada no resistor de 10Ωé de 40 W.

(     )  O rendimento do gerador entre os pontos C e B é de aproximadamente 83,33%.

 

28-(UNIFEI-MG-011)

   

Qual das duas montagens mostradas na figura abaixo deve ser usada para medir simultaneamente a queda de tensão em uma resistência R e a corrente que passa por ela se:

a) R = 4,7 Ω                   b) R = 2,2 M Ω

 

29-(UFRJ-RJ-011) Uma bateria ideal, um amperímetro de resistência interna de 100 Ω e um resistor de resistência de 1.400 Ω

 são ligados em série em um circuito inicialmente aberto com terminais a e b, como indicado na figura a seguir.

Quando os terminais a e b são conectados por um fio de resistência desprezível, fechando o circuito, se estabelece no amperímetro uma corrente de 1,00mA. Quando os terminais a e b são conectados por um resistor, fechando o circuito, se estabelece no amperímetro uma corrente de 0,20mA.

Calcule a resistência desse resistor.

 

30-(MACKENZIE-SP-011) Certo estudante dispõe de um voltímetro e de um amperímetro, ambos ideais, de um gerador elétrico (pilha), de resistência interna 4,5Ω, e de uma lâmpada incandescente com as seguintes inscrições nominais: 1,0W — 9,0V. Para que esses dispositivos sejam associados corretamente, proporcionando à lâmpada o maior brilho possível, sem “queimá-la”, o esquema que deverá ser utilizado é o ilustrado na _________ e a força eletromotriz do gerador deverá ser ______.

As lacunas, do texto anterior, são corretamente preenchidas com as afirmações

a) FIGURA 1; 9,5V         b) FIGURA 2; 9,5V         c) FIGURA 3; 9,5V         d) FIGURA 2; 9,0V         e) FIGURA 3; 9,0V

 

31-(IME-RJ-011)

O valor da resistência equivalente entre os terminais A e B do circuito mostrado na figura abaixo é:

a) R/2                         b) 6R/7                          c) 6R/13                            d) 16R/29                               e) 15R/31

 

32-(PUC-RJ-012)

Calcule a corrente em ampères medida no amperímetro (A) do circuito apresentado na figura.

(A) 1,6                  (B) 3,3                       (C) 5,0                                 (D) 8,3                              (E) 20,0

 

 33-(MACKENZIE-SP-012)

No circuito elétrico abaixo esquematizado, o gerador elétrico possui resistência elétrica desprezível. Tanto o amperímetro, quanto o voltímetro, são considerados ideais. As lâmpadas ilustradas são idênticas e trazem as informações nominais

(1 W  — 10 V). Após fechar-se a chave K, o amperímetro e o voltímetro indicarão, respectivamente,

a)  50 mA e 1,25 V         b)  25 mA e 1,25 V          c)  50 mA e 2,50 V          d)  25 mA e 2,50 V            e)  75 mA e 5,00 V

 

34-(MACKENZIE-SP-012)

No laboratório de Física, monta-se o circuito elétrico ao lado, com um gerador ideal e os interruptores (chaves) K1, K2 e K3. Estando

somente o interruptor K1 fechado, o amperímetro ideal acusa a passagem de corrente elétrica de intensidade 5 A. Fechando todos

os interruptores, a potência gerada pelo gerador é

a)  300 W                      b)  350 W                         c)  400 W                      d)  450 W                                e)  500 W

 

35-(UENP-PR-012)

A partir do circuito elétrico abaixo, assinale a alternativa que indica, respectivamente, a leitura do amperímetro A (em A) e a do

voltímetro (em V).

a) 0,2 e 0,9                b) 0,4 e 1,2                      c) 0,6 e 4,8                       d) 0,8 e 3,6                       e) 1,0 e 9,0

 

 

 

 

Resoluções