Exercícios de vestibulares com resolução comentada sobre lei de Receptores

Exercícios de vestibulares com resolução comentada sobre lei de Receptores – Associação de geradores com receptores – Lei de Pouillet

01-(MACKENZIE-SP) A diferença de potencial nos terminais de um receptor varia com a corrente conforme o gráfico abaixo.

a) 25Ve 50 Ω                    

b) 22V e 2,0 Ω                    

c) 20V e 1,0 Ω                    

d) 12,5V e 2,5 Ω                    

e) 11V e 1,0 Ω

 

02-(ESAL-MG) Um motor elétrico (receptor), de resistência interna 10Ω, está ligado a uma tomada

de 200V, recebendo uma potência de 1.600W. Calcule:

a) A potência elétrica dissipada internamente

b) a força contra-eletromotriz do motor

c) o rendimento do motor

 

03-(UFB) Aplica-se uma ddp de 50V a um motor de resistência interna 1Ω, o qual é percorrido por

uma corrente elétrica de intensidade 2,5A. Determine:

a) a força contra-eletromotriz do motor

b) a indicação de um voltímetro ligado aos terminais do motor

 

04-(AFA) Um gerador fornece a um motor uma ddp de 440V. O motor tem resistência interna de

25W e é percorrido por uma corrente elétrica de 400mA. A força contra-eletromotriz do motor, em volts, é igual a:

05-(UEL-PR) No gráfico a seguir estão representadas as curvas características de um gerador e de um receptor. A f.e.m. do gerador e a resistência interna do receptor valem, respectivamente:

06- (PUC – SP) No circuito da figura abaixo, a diferença de potencial VA – VB, com a chave K aberta, e posteriormente fechada, tem valores, aproximadamente iguais a:  

07-(UNESP-SP) O esquema a seguir representa duas pilhas ligadas em paralelo, com as resistências internas indicadas:

a) Qual o valor da corrente que circula pelas pilhas?
b) Qual é o valor da diferença de potencial entre os pontos A e B?
c) Qual das duas pilhas está se “descarregando”?

 

08-(UFPA) A figura representa um circuito elétrico:

Calcule a intensidade da corrente elétrica que passa pelo resistor R1 e a diferença de potencial nos terminais de R2.

09-(UFRS-RS) Calcule o valor de R para que a corrente fornecida pela associação de geradores em oposição seja 2 A.

 Dados: E1=55V e E2=5V


10-(UFCE-CE) No circuito abaixo, determine a diferença de potencial nos terminais do resistor de 2Ω

 

11-(UFPE-PE) Calcule o potencial elétrico no ponto A, em volts, considerando que as baterias têm resistências internas

desprezíveis e que o potencial no ponto B é igual a 15 volts.

 

12(UFPA) No circuito a seguir, i = 2A,  R = 2Ω,  E1 = 10V, r1 = 0,5Ω, E2 = 3,0V e r2 = 1,0Ω. Sabendo que o potencial no ponto A é de 4V, podemos afirmar que os potenciais, em volts, nos pontos B, C e D são, respectivamente:

 

13-(UFLA-MG) No circuito apresentado na figura a seguir, estão representadas diversas fontes de força eletromotriz de resistência interna desprezível que alimentam os resistores R1 = 1,75Ω e R2 = 1,25Ω. A corrente i no circuito é de:

a) 6,0 A                              

b) 5,0 A                                 

c) 4,5 A                                 

d) 2,0 A                                 

e) 3,0 A

 

 14-(UFRS-RS) O circuito a seguir representa três pilhas ideais de 1, 5 V cada uma, um resistor R de resistência elétrica 1, 0 Ω e um motor, todos ligados em série.

(Considere desprezível a resistência elétrica dos fios de ligação do circuito.)

A tensão entre os terminais A e B do motor é 4, 0 V. Qual é a potência elétrica consumida pelo motor?

 

15-(UFRJ-RJ) Os gráficos característicos de um motor elétrico (receptor) e de uma bateria (gerador) são mostrados nas figuras (1) e (2), respectivamente.

Sendo o motor ligado a essa bateria, é correto afirmar que a intensidade da corrente elétrica que o percorrerá, em ampères, será de:

(PUCCAMP-SP) Este enunciado refere-se às questões de números 16 e 17.  São dadas as curvas características de três elementos de um circuito elétrico:

16-(PUCCAMP-SP) Associando os três elementos em série, fechando um circuito, a intensidade da corrente que os percorre, em ampère, vale:

17-(PUCCAMP-SP) Considere as retas suportes das curvas que aparecem nos gráficos I e III. Se ambas estivessem representadas em um mesmo sistema de eixos, elas se interceptariam no ponto:

 18-(ITA-SP-09) Considere um circuito constituído por um gerador de tensão E = 122,4 V, pelo qual passa uma corrente I = 12 A, ligado a uma linha de transmissão com condutores de resistência r = 0,1Ω. Nessa linha encontram-se um motor e uma carga de 5 lâmpadas idênticas, cada qual com resistência R = 99Ω, ligadas em paralelo, de acordo com a figura.

Determinar a potência absorvida pelo motor, PM, pelas lâmpadas, PL, e a dissipada na rede, PR.

 

19-(ITA-SP) No gráfico a seguir estão representadas as características de um gerador, de força eletromotriz igual a E e resistência interna r, e um receptor ativo de força contra eletromotriz E’ e resistência interna r’.

Sabendo que os dois estão interligados, determine a resistência interna e o rendimento para o gerador e para o receptor.

20-(UFRJ-RJ) Um estudante dispunha de duas baterias comerciais de mesma resistência interna de 0,10 W, mas verificou, por meio de um voltímetro ideal, que uma delas tinha força eletromotriz de 12 Volts e a outra, de 11Volts. A fim de avaliar se deveria conectar em paralelo as baterias para montar uma fonte de tensão, ele desenhou o circuito indicado na figura a seguir e calculou a corrente i que passaria pelas baterias desse circuito.

a) Calcule o valor encontrado pelo estudante para a corrente i.

b) Calcule a diferença de potencial VA − VB entre os pontos A e B indicados no circuito.

 

21-(UFG-GO)

   

Dois geradores ideais, de tensões iguais a V, foram ligados a dois resistores iguais, de resistência R, conforme ilustram os

circuitos a seguir. Considerando o exposto, a razão da corrente em um dos resistores do circuito (a) pela de um resistor de (b) é:

22-(UFPA-PA)  

Na Figura 1 estão representados três objetos que utilizam eletricidade.

Os gráficos da Figura 2 mostram o comportamento desses objetos por meio de suas características tensão (U) versus intensidade de corrente (I).

a) Levando-se em conta o comportamento elétrico desses objetos, associe cada um deles com o gráfico correspondente que o caracteriza.

b) Para uma corrente de 2A, calcule o rendimento do objeto que se comporta como receptor.

 

23-(UEPB-PB)

Em 1820, o cientista dinamarquês Hans Christian Oersted (1777-1851) não imaginava que, com uma singela experiência, descobriria um princípio físico fundamental para o funcionamento do motor elétrico, que possibilitou o surgimento e o desenvolvimento de um grande número de aparelhos elétricos, tais como: bateria, ventilador, furadeira, liquidificador, aspirador de pó, enceradeira, espremedor de frutas, lixadeira, além de inúmeros brinquedos movidos a pilha e/ou tomada, como robôs,

 

carrinhos, etc, utilizados em todo o mundo.

Acerca do assunto tratado no texto acima, resolva a seguinte situação-problema:

Um motor elétrico tem resistência interna de 2,0W e está ligado a uma ddp de 100 V. Verifica-se que ele é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade igual a 5,0 A. A força contra-eletromotriz do motor e a potência total recebida pelo motor, respectivamente, são

a) 80 V; 350 W                 

b) 90 V; 450 W             

c) 90 V; 500 W           

d) 70 V; 300 W             

e) 100 V; 400 W

 

24-(UEPB-PB) Em 1820, o cientista dinamarquês Hans Christian Oersted (1777-1851) não imaginava que, com uma singela experiência, descobriria um princípio físico fundamental para o funcionamento do motor elétrico, que possibilitou o surgimento e o desenvolvimento de um grande número de aparelhos elétricos, tais como: bateria, ventilador, furadeira, liquidificador, aspirador de pó, enceradeira, espremedor de frutas, lixadeira, além de inúmeros brinquedos movidos a pilha e/ou tomada, como robôs, carrinhos, etc, utilizados em todo o mundo.

  Acerca do assunto tratado no texto, em relação ao motor elétrico, analise as proposições a seguir, escrevendo V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas, respectivamente:

(  ) O motor elétrico é um elemento de trabalho que converte energia elétrica em energia mecânica de rotação.

(  ) O motor elétrico é uma máquina que converte energia mecânica de rotação em energia elétrica.

(  ) Um motor elétrico é uma aplicação do princípio fundamental do eletromagnetismo que afirma que uma força magnética vai atuar sobre um condutor elétrico se esse condutor estiver convenientemente colocado num campo magnético e for percorrido por uma corrente elétrica.

Após a análise feita, assinale a alternativa que corresponde à seqüência correta:

 

25-(UEPG-PR)  Dispositivos que transformam outras formas de energia em energia elétrica são conhecidos como geradores elétricos. Dispositivos capazes de receber energia elétrica e transformá-la em outras formas de energia que não a térmica são denominados receptores elétricos. Sobre geradores elétricos e receptores elétricos, assinale o que for correto.

01. Quando um gerador encontra-se em circuito aberto, a diferença entre seus terminais é igual a sua força eletromotriz.

02. A potência útil fornecida por um gerador a um circuito onde só existem resistores será máxima se a resistência equivalente do circuito for igual à resistência interna do gerador.

04.Geradores elétricos podem ser associados somente em paralelo.

08. O rendimento elétrico de um receptor corresponde ao produto entre a potência elétrica útil e a potência elétrica fornecida ao receptor.

16.       A força contra-eletromotriz pode, em termos práticos, ser pensada como uma força eletromotriz que se opõe à passagem da corrente elétrica.

 

26-(ITA-SP)  Considere um circuito constituído por um gerador de tensão E = 122,4 V, pelo qual passa uma corrente I = 12 A, ligado a uma linha de transmissão com condutores de resistência r = 0,1Ω. Nessa linha encontram-se um motor e uma carga de 5 lâmpadas idênticas, cada qual com resistência R = 99 Ω, ligadas em paralelo, de acordo com a figura.

 Determinar a potência absorvida pelo motor, PM, pelas lâmpadas, PL, e a dissipada na rede, PR.

 

27-(UFSC-SC) Considere o circuito abaixo.

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A corrente no circuito é 2,0 A.

02. O potencial elétrico no ponto D é menor do que no ponto C.

04. A potência fornecida ao circuito externo pela fonte de 15 V é 14 W.

08. A potência dissipada no resistor de 4Ω é 16 W. 16. A diferença de potencial entre os pontos A e B (VB – VA) é 6 V.

 

28-(UPE-PE)

Um motor elétrico sob tensão 220 V é alimentado por uma corrente elétrica de 10 A. A potência elétrica útil do motor é

de 2000 W. Assinale a alternativa que corresponde à força contra eletromotriz, em volts, à resistência interna do motor, em ohms, e ao rendimento elétrico do motor, respectivamente.

A) 200; 2; 0,80      

B) 200; 2; 0,91      

C) 400; 4; 1      

D) 400; 4; 0,80      

E) 400; 4; 1,5

 

29-(UPE-PE)

Um circuito com duas malhas contém duas fontes de tensão constante E1 = E2 = 14 V e três resistores R1 = 1,0 ohm, R2 = 3,0 ohms e R = 1,0 ohm, conforme mostrado na figura a seguir:

Analise as seguintes proposições:

I. A corrente que passa pelo resistor R1 vale 6 A.

II. O sentido da corrente que passa pelo resistor R2 é da esquerda para a direita.

III. A potência dissipada no resistor R2 vale 12 W.

IV. O sentido da corrente que passa pelo resistor R é de cima para baixo.

Estão CORRETAS

 

Confira a resolução comentada dos exercícios