Lançamento vertical para cima

Exercícios

 

01-(UFB) Duas pessoas encontram-se em queda de uma mesma altura, uma com o pára-quedas aberto e a outra com ele fechado. Quem chegará primeiro ao solo, se o meio for:

a) o vácuo?

b) o ar?

 

02-(UFJF-MG) Um astronauta está na superfície da Lua, quando solta simultaneamente duas bolas maciças, uma de chumbo e

outra de madeira, de uma altura de 2,0 m em relação à superfície. Nes­se caso, podemos afirmar que:

a) a bola de chumbo chegará ao chão bem antes da bola de madeira

b) a bola de chumbo chegará ao chão bem depois da bola de madeira.

c) a bola de chumbo chegará ao chão um pouco antes da bola de madeira, mas perceptivelmente antes.

d) a bola de chumbo chegará ao chão ao mesmo tempo que a bola de madeira.

e) a bola de chumbo chegará ao chão um pouco depois da bola de madeira, mas perceptivelmente depois.

 

03-(Uerj-RJ) Foi veiculada na televisão uma propaganda de uma marca de biscoitos  com a seguinte cena:  um jovem casal estava em um mirante sobre um rio e alguém deixa cair lá de cima um biscoito.

Passados alguns segundos, o rapaz se atira do mesmo lugar de onde caiu o biscoito e consegue agarra-lo no ar. Em ambos os casos, a queda é livre, as velocidades iniciais são nulas, a altura da queda é a mesma e a resistência do ar é nula. Para Galileu Galilei, a situação física desse comercial seria interpretada como:

a) impossível porque a altura da queda não era grande o suficiente          b) possível, porque o corpo mais pesado cai com maior velocidade          c) possível, porque o tempo de queda de cada corpo depende de sua forma          d) impossível, porque a aceleração da gravidade não depende da massa do corpo

 

04-(UFC-CE) Partindo do repouso, duas pequenas esferas de aço começam a cair, simultaneamente, de pontos diferentes localizados na mesma vertical, próximos da superfície da Terra. Desprezando a resistência do ar, a distância entre as esferas durante a queda irá:

a) aumentar.                b) diminuir.                   c) permanecer a mesma.                d) aumentar, inicialmente, e diminuir, posteriormente.                  e) diminuir, inicialmente, e aumentar, posteriormente.

 

05-(PUC-MG) Uma bola é lançada verticalmente para cima. No ponto mais alto de sua trajetória, é CORRETO afirmar que sua velocidade e sua aceleração são respectivamente:

a) zero e diferente de zero.          b) zero e zero.          c) diferente de zero e zero.          d) diferente de zero e diferente de zero.

 

06-(UERJ-RJ) Um motorista, observa um menino arremessando uma bola para o ar.

Suponha que a altura alcançada por essa bola, a partir do ponto em que é lançada, seja de 50 cm.

A velocidade, em m/s, com que o menino arremessa essa bola pode ser estimada em (considere g=10m/s2):

a) 1,4                     b) 3,2                       c) 5,0                       d) 9,8                    e) 4,7

 

07-(PUCCAMP-SP) Numa prova de atletismo, um atleta de 70 kg consegue saltar por cima de uma barra colocada paralelamente ao solo, a 3,2 m de altura.

Para conseguir esse feito é preciso que, no momento em que deixa o solo, a componente vertical da velocidade do atleta, em m/s, tenha módulo de (adote g=10ms2):

Dado: g = 10 m/s2

a) 9,5                    b) 9,0                        c) 8,5                      --d) 8,0                      e) 7,5

 

08- (UFRJ-RJ) De um ponto localizado a uma altura h do solo, lança-se uma pedra verticalmente para cima num local onde g=10m/s2.

A figura a seguir representa, em gráfico cartesiano, como a velocidade escalar da pedra varia, em função do tempo, entre o instante do lançamento (t = 0) e o instante em que chega ao solo (t = 3s).

a) Em que instante a pedra retoma ao ponto de partida? Justifique sua resposta.

b) Calcule de que altura h, em relação ao solo, a pedra foi lançada.

c) Calcule a altura máxima atingida pela pedra, em relação ao solo.

 

09-(Ufrs-RS) Um projétil de brinquedo é arremessado verticalmente para cima, da beira da sacada de um prédio, com uma velocidade inicial de 10 m/s.

 O projétil sobe livremente e, ao cair, atinge a calçada do prédio com uma velocidade de módulo igual a 30 m/s. Indique quanto tempo o projétil permaneceu no ar, supondo o módulo da aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e desprezando os efeitos de atrito sobre o movimento do projétil.

a) 1 s                      b) 2 s                        c) 3 s                      d) 4 s                        e) 5 s

 

10-(UFPE) Uma pedra é lançada para cima, a partir do topo de um edifício de 60 m com velocidade inicial de 20 m/s.

 Desprezando a resistência do ar, calcule a velocidade da pedra ao atingir o solo, em m/s (g=10m/s2).

 

11-(Uerj-RJ) Numa operação de salvamento marítimo, foi lançado um foguete sinalizador que permaneceu aceso durante toda sua trajetória. Considere que a altura h, em metros, alcançada por este foguete, em relação ao nível do mar, é descrita por h = 10 + 5t – t2, em que t é o tempo, em segundos, após seu lançamento. A luz emitida pelo foguete é útil apenas a partir de 14 m acima do nível do mar.

O intervalo de tempo, em segundos, no qual o foguete emite luz útil é igual a:

a) 3                     b) 4                       c) 5                       d) 6                     e) 7

 

12-(FGV-SP)

Após o lançamento, o foguetinho de Miguelito atingiu a vertiginosa altura de 25 cm, medidos a partir do ponto em que o foguetinho atinge sua velocidade máxima. Admitindo o valor 10 m/s2 para a aceleração da gravidade, pode-se estimar que a velocidade máxima impelida ao pequeno foguete de 200 g foi, em m/s, aproximadamente,

a) 0,8.                     b) 1,5.                        c) 2,2.                         d) 3,1.                       e) 4,0.

 

13-(UNESP-SP) Para deslocar tijolos, é comum vermos em obras de construção civil um operário no solo, lançando tijolos para outro que se encontra postado no piso superior.

Considerando o lançamento vertical, a resistência do ar nula, a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e a distância entre a mão do lançador e a do receptor 3,2m, a velocidade com que cada tijolo deve ser lançado para que chegue às mãos do receptor com velocidade nula deve ser de

a) 5,2 m/s.                     b) 6,0 m/s.                      c) 7,2 m/s.                     d) 8,0 m/s.                      e) 9,0 m/s.

 

14- (CFT-CE) Um elevador de bagagens sobe com velocidade constante de 5m/s.

Uma lâmpada se desprende do teto do elevador e cai livremente até o piso do mesmo. A aceleração local da gravidade é de 10m/s2. O tempo de queda da lâmpada é de 0,5s. Determine a altura aproximada do elevador.

 

15- (CFT-CE) Da janela de um apartamento, uma pedra é lançada verticalmente para cima, com velocidade de 20 m/s.

 Após a ascensão máxima, a pedra cai até a rua, sem resistência do ar. A relação entre o tempo de subida e o tempo de descida é 2/3. Qual a altura dessa janela, em metros, em relação à rua? (g=10m/s2)

 

16- Unicamp) Um malabarista de circo deseja ter três bolas no ar em todos os instantes.

 Ele arremessa uma bola a cada 0,40s (considere g= 10m/s²).
a) Quanto tempo cada bola fica no ar?

b) Com que velocidade inicial deve o malabarista atirar cada bola para cima?
c) A que altura se elevará cada bola acima de suas mãos?

 

17-(FUVEST-SP)Um balão sobe verticalmente com movimento uniforme e, 5s depois de abandonar o solo,seu piloto abandona

uma pedra que atinge o solo 7s após a partida do balão.Pede-se: (g=9,8m/s2)
a) a velocidade ascencional do balão.
b ) a a altura em que foi abandonada a pedra.
c) a altura em que se encontra o balão quando a pedra chega ao solo.

18- Mackenzie-SP) Um corpo é lançado do solo verticalmente para cima. Sabe-se que, durante o decorrer do terceiro segundo do seu movimento ascendente, o móvel percorre 15m. Calcule a velocidade com que o corpo foi lançado( Adote g = 10m/s² )


19-(FUVEST-SP) Duas bolinhas são lançadas verticalmente para cima, a partir de uma mesma altura, com a mesma velocidade inicial de 15m/s, mas num intervalo de tempo de de 0,5s entre os lançamentos. Despreze a resistência do ar e considere g=10m/s2.

a) Faça, num mesmo sistema de eixos, o gráfico da velocidade em função do tempo para as duas bolinhas.

b)Qual o instante e a altura em que as duas bolinhas coincidem?

 

20- (UERJ-2008) Em um jogo de voleibol, denomina-se tempo de vôo o intervalo de tempo durante o qual um atleta que salta para cortar uma bola está com ambos os pés fora do chão, como ilustra a fotografia.

A velocidade inicial do centro de gravidade desse atleta ao saltar 0,45m, em metros por segundo, foi da ordem de:

a) 1                     b) 3                      c) 6                   d) 9                    e) 5

 

21-(CFT-SC-2008) Dois corpos são lançados simultaneamente de uma altura h em relação ao solo, na direção vertical, com a mesma velocidade inicial vo, porém, um para cima e o outro para baixo. Despreze a resistência com o ar. Ao atingirem o solo, podemos afirmar, com relação ao módulo de suas velocidades, que:

a) o que foi lançado para cima tem o dobro da velocidade do outro.

b) o que foi lançado para baixo tem o dobro da velocidade do outro.

c) o que foi lançado para cima tem velocidade menor que o outro.

d) o que foi lançado para cima tem velocidade maior que o outro.

e) as velocidades são iguais.

 

22-(PUC-RJ-2009) Aristóteles (384 - 322 a.C.) foi para Atenas estudar com Platão e, durante seus estudos, formulou a tese de que corpos de massas diferentes caem com tempos diferentes ao serem abandonados de uma mesma altura, sem qualquer tipo de verificação experimental.

Com o desenvolvimento da Ciência e o início do processo experimental por Galileu Galilei (1564 - 1642), realizou-se um experimento para comprovar a tese de Aristóteles. Galileu verificou que soltando dois corpos de massas diferentes, com volumes e formas iguais, simultaneamente, de uma mesma altura e de um mesmo local, ambos atingem o solo no mesmo instante.

Com relação ao experimento realizado por Galileu, afirma-se que

I. a aceleração da gravidade foi considerada a mesma para ambos os corpos abandonados.

II. os corpos chegaram ao mesmo instante no solo, pois os pesos tornaram-se iguais.

III. a resistência do ar não influenciou no resultado obtido por Galileu.

Está CORRETO o que se afirma em

a) I, apenas.                  b) I e II, apenas.                   c) I e III, apenas.                    d) II e III, apenas.                 e) I, II e III.

 

23-(PUC-RJ-2009) Uma bola é lançada verticalmente para cima. Podemos dizer que no ponto mais alto de sua trajetória:

a) a velocidade da bola é máxima, e a aceleração da bola é vertical e para baixo.

b) a velocidade da bola é máxima, e a aceleração da bola é vertical e para cima.

c) a velocidade da bola é mínima, e a aceleração da bola é nula.

d) a velocidade da bola é mínima, e a aceleração da bola é vertical e para baixo.

e) a velocidade da bola é mínima, e a aceleração da bola é vertical e para cima.

 

24- (UEL-2009) Com base no texto, considere as afirmativas a seguir.

I - Sob qualquer condição, um figo e uma folha, ao caírem simultaneamente da mesma altura, percorrem a mesma distância em instantes diferentes.

II - Aves, morcegos e macacos precisam vencer a mesma energia potencial gravitacional para usufruir do alimento no alto da figueira, independentemente de suas massas.

III - Independentemente da localização geográfica de uma figueira, um figo e uma folha, desprendendo-se do alto da árvore no mesmo instante, caem em direção ao solo, sujeitos à mesma aceleração.

IV - A explicação dada para a queda do figo, do alto de uma figueira, permite compreender porque a Lua se mantém na órbita terrestre.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.      b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.         c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.      d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.      e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

 

25-(UFV-MG-010) Uma bola é atirada verticalmente para cima em t = 0, com uma certa velocidade inicial. Desprezando a

 resistência do ar e considerando que a aceleração da gravidade é constante, dos gráficos abaixo, aquele que representa CORRETAMENTE a variação do módulo V da velocidade da bola com o tempo t é:

 

26-(CFT-MG-010) A altura máxima, atingida por uma pedra lançada verticalmente para cima com uma velocidade inicial vo, em

um local onde g é a aceleração da gravidade, é dada por

a) √2g                                b) vo2/2g                          c) v2 – vo2                               d) √(vo2/2g) 

27-(UFSCAR-SP- 010)  Em julho de 2009 comemoramos os 40 anos da primeira viagem tripulada à Lua. Suponha que você é um astronauta e que, chegando à superfície lunar, resolva fazer algumas brincadeiras para testar seus conhecimentos de Física.

a) Você lança uma pequena bolinha, verticalmente para cima, com velocidade inicial vo igual a 8 m/s. Calcule a altura máxima h atingida pela bolinha, medida a partir da altura do lançamento, e o intervalo de tempo Δt que ela demora para subir e descer, retornando à altura inicial.

b) Na Terra, você havia soltado de uma mesma altura inicial um martelo e uma pena, tendo observado que o martelo alcançava primeiro o solo. Decide então fazer o mesmo experimento na superfície da Lua, imitando o astronauta David Randolph Scott durante a missão Apollo 15, em 1971. O resultado é o mesmo que o observado na Terra? Explique o porquê.

Dados:

• Considere a aceleração da gravidade na Lua como sendo 1,6 m/s2.

• Nos seus cálculos mantenha somente 1 (uma) casa após a vírgula.

 

28-(ACFE-SC-012)

A posição em função do tempo de um corpo  lançado verticalmente para cima é descrita pela equação h = ho + Vot + gt2/2, onde ho é a altura inicial, vo é a velocidade inicial e g é o valor da aceleração da gravidade. De certo ponto, se lançam simultaneamente dois corpos

com o mesmo valor de velocidade inicial, vo = 10m/s, um verticalmente acima e outro verticalmente abaixo.

Desprezando a resistência do ar e considerando g = 10m/s2, a distância, em metros, que separa esses dois corpos, um segundo após

serem lançados é:

A) 10                                    B) 5                                        --C) 20                                              D) 15

29-(UENP-PR-012)

De uma altura de 90 m do solo, uma pedra é lançada verticalmente para cima a 15m/s. Em qual alternativa se encontra o tempo (em s)

que a pedra leva desde o lançamento até atingir o solo? (g = 10 m/s2).

a) 2,0                                   b) 4,0                                      c) 6,0                                d) 8,0                                        e) 10,0

 

 

30-(UNIFESP-SP-012)

Em uma manhã de calmaria, um Veículo Lançador de Satélite (VLS) é lançado verticalmente do solo e, após um período deaceleração, ao atingir a altura de 100 m, sua velocidade linear é constante e de módulo igual a 20,0 m/s. Alguns segundos após atingir essa altura, um de seus conjuntos de instrumentos desprende-se e move-se livremente sob ação da força gravitacional.

A figura fornece o gráfico da velocidade vertical, em m/s, do conjunto de instrumentos desprendido como função do

tempo, em segundos, medido no intervalo entre o momento em que ele atinge a altura de 100 m até o instante em que, ao retornar, toca o solo.

a) Determine a ordenada y do gráfico no instante t = 0 s e a altura em que o conjunto de instrumentos se desprende do VLS.

b) Calcule, através dos dados fornecidos pelo gráfico, a aceleração gravitacional do local e, considerando  √2 ­=1,4, determine o instante no qual o conjunto de instrumentos toca o solo ao retornar

 

31-(UEPG-PR-012)

 

O gráfico abaixo corresponde ao lançamento vertical de um corpo de baixo para cima.

Com relação às assertivas, assinale a alternativa correta.

I – No instante t = 0,5 s, a aceleração do corpo é negativa.

II – No instante t = 4 s, a velocidade do corpo é máxima.

III – No instante t = 2 s, a velocidade do corpo é 0 (zero).

IV – No instante t = 2 s, o movimento passa a ser uniformemente acelerado.

a) As assertivas I e II são corretas.

b) As assertivas II e IV são corretas.

c) As assertivas I, II e III são corretas.

d) Todas as assertivas são corretas.

e) As assertivas I, III e IV são corretas.

 

 

 

Resoluções