Movimento uniformemente variado, função horária da velocidade e gráfico horário da velocidade

Exercícios

 

01-(UFB) Um gato realiza um MUV em trajetória retilínea e horizontal que obedece à função horária da velocidade V= - 20 + 5t em unidades do SI. Pede-se:

a) a velocidade inicial e a aceleração

b) o instante em que ele muda o sentido de seu movimento

c) classificar o movimento em progressivo ou retrógrado, acelerado ou retardado, orientando a trajetória para a direita.

Qual o tipo de movimento do gato nos instantes 2s e 10s

 

02-(UFB) No gráfico abaixo, da velocidade de um móvel em MUV em função do tempo, pede-se determinar:

a) a velocidade inicial Vo e a aceleração a

b) o instante em que o móvel inverte o sentido de seu movimento

c) classificar o movimento

d) o deslocamento sofrido no intervalo de tempo compreendido entre 0 e 4s

 

03-(PUC-RJ) Considere o movimento de um caminhante em linha reta. Este caminhante percorre os 20,0 s iniciais à velocidade constante v1 = 2,0 m/s.

Em seguida, ele percorre os próximos 8,0 s com aceleração constante a = 1 m/s2 (a velocidade inicial é 2,0 m/s). Calcule a velocidade final do caminhante.

 

04- (UFSM-RS) Ao preparar um corredor para uma prova rápida, o treinador observa que o desempenho dele pode ser descrito, de forma aproximada, pelo seguinte gráfico:

A velocidade média desse corredor, em m/s, é de

a) 8,5                   b) 10,0                  c) 12,5                   d) 15,0                   e) 17,5

 

05-(FUVEST-SP) Na figura a seguir estão representadas as velocidades, em função do tempo, desenvolvidas por um atleta, em dois treinos A e B, para uma corrida de 100m rasos.

Com relação aos tempos gastos pelo atleta para percorrer os 100m, podemos afirmar que, aproximadamente:

a) no B levou 0,4s a menos que no A      b) a) no A levou 0,4s a menos que no B      c) a) no B levou 1,0s a menos que no A

d)  no A levou 0,4s a menos que no B      e) no A e no B levou o mesmo tempo

 

06-(CFT-CE) Observe o movimento da moto a seguir, supostamente tomada como partícula.

a) O instante em que sua velocidade será de 20m/s.

b) O deslocamento efetuado até este instante.

 

07-(UNIFESP-SP) A velocidade em função do tempo de um ponto material em movimento retilíneo uniformemente variado, expressa em unidades do SI, é v = 50 - 10t. Pode-se afirmar que, no instante t = 5,0 s, esse ponto material tem

a) velocidade e aceleração nulas.                           B) velocidade nula e daí em diante não se movimenta mais.

c) velocidade nula e aceleração a = - 10 m/s2.      d) velocidade nula e a sua aceleração muda de sentido.

e) aceleração nula e a sua velocidade muda de sentido.

 

08-(UFRS-RS) Um automóvel que trafega com velocidade constante de 10 m/s, em uma pista reta e horizontal, passa a acelerar uniformemente à razão de 60 m/s em cada minuto, mantendo essa aceleração durante meio minuto. A velocidade instantânea do automóvel, ao final desse intervalo de tempo, e sua velocidade média, no mesmo intervalo de tempo, são, respectivamente:

a) 30 m/s e 15 m/s.          b) 30 m/s e 20 m/s.           c) 20 m/s e 15 m/s.          d) 40 m/s e 20 m/s.          –e) 40 m/s e 25 m/s.

 

09-(PUC-PR) Um automóvel trafega em uma estrada retilínea. No instante t = 0 s, os freios são acionados, causando uma aceleração constante até anular a velocidade, como mostra a figura.

A tabela mostra a velocidade em determinados instantes

Com base nestas informações, são feitas algumas afirmativas a respeito do movimento:

I. O automóvel apresenta uma aceleração no sentido do deslocamento.

II. O deslocamento do veículo nos primeiros 2 s é 34 m.

III. A aceleração do veículo é -1,5 m/s2.

IV. A velocidade varia de modo inversamente proporcional ao tempo decorrido.

V. A velocidade do veículo se anula no instante 7,5 s.

Está correta ou estão corretas:

a) somente I.               b) I e II.                 c) somente III.                   d) IV e V.                   e) II e V.

 

10-(MACKENZIE_SP) A aceleração de um móvel, que parte do repouso, varia com o tempo de acordo com o gráfico abaixo.

O instante, contado a partir do início do movimento, no qual o móvel pára, é:

a) 5s                      b) 6s                     c) 8s                     d) 13s                      e) 18s

 

11-(UFPE) O gráfico da velocidade em função do tempo de um ciclista, que se move ao longo de uma pista retilínea, é mostrado a seguir.

 Considerando que ele mantém a mesma aceleração entre os instantes t = 0 e t = 7 segundos, determine a distância percorrida neste intervalo de tempo. Expresse sua resposta em metros.

 

12-(UFB) Considerando um diagrama v x t, onde v é a velocidade instantânea de uma partícula no instante t, o que representa:

a) a declividade ou inclinação da reta representativa do gráfico?

b) o que representa a área sob a reta?

 

13- (FUVEST-SP) O gráfico na figura descreve o movimento de um caminhão de coleta de lixo em uma rua reta e plana, durante 15s de trabalho

a) Calcule a distância total percorrida neste intervalo de tempo.

b) Calcule a velocidade média do veículo.

 

14-(Ufpe) Uma partícula, que se move em linha reta, está sujeita à aceleração a(t), cuja variação com o tempo é mostrada no gráfico a seguir.

 Sabendo-se que no instante t = 0 a partícula está em repouso, calcule a sua velocidade no instante t = 8,0 s, em m/s.

 

15- (UNESP-SP) O motorista de um veículo A é obrigado a frear bruscamente quando avista um veículo B à sua frente, locomovendo-se no mesmo sentido, com uma velocidade constante menor que a do veículo A. Ao final da desaceleração, o veículo A atinge a mesma velocidade que B, e passa também a se locomover com velocidade constante. O movimento, a partir do início da frenagem, é descrito pelo gráfico da figura.

Considerando que a distância que separava ambos os veículos no início da frenagem era de 32 m, ao final dela a distância entre ambos é de

a) 1,0 m.                     b) 2,0 m.                     c) 3,0 m.                      d) 4,0 m.                       e) 5,0 m.

 

16-(CFT-MG) Três carros A, B, e C, trafegando numa avenida reta, estão lado a lado, quando o semáforo a 55 metros à frente fecha. Sabendo-se que o gráfico a seguir mostra a variação da velocidade dos veículos a partir desse momento, é correto afirmar que irá(ão) ultrapassar o sinal somente o(s) carro(s)

a) A.                      b) B.                      c) A e B.                           d) A e C.

 

17-(UFU-MG) O gráfico a seguir representa a velocidade em função do tempo de um automóvel que parte do repouso. A velocidade máxima permitida é de 72 km/h. No instante t, quando o motorista atinge essa velocidade limite, ele deixa de acelerar o automóvel e passa a se deslocar com velocidade constante.

Sabendo-se que o automóvel percorreu 1,2 km em 90 segundos, o valor do instante t é

a) 80 s.                  b) 30 s.                  c) 60 s.                 d) 50 s.

 

18-(UnB-DF) A tabela abaixo indica a velocidade instantânea  de um objeto, em intervalos de um segundo.

As velocidades instantâneas do objeto nos instantes 3,60s e 5,80s são, respectivamente:

a) 17,5m/s e 20,5m/s          b) 13,8m/s e 22,6m/s          c) 14,5m/s e 19,5m/s          d) 15,5m/s e 22,2m/s          e) 8,20m/s e 12,2m/s

 

19-(Olimpíada Brasileira de Física) Uma partícula executa um movimento retilíneo uniformemente variado. Num dado instante a partícula tem velocidade 50m/s e aceleração negativa de módulo 0,2m/s2. Quanto tempo decorre até a partícula alcançar a mesma velocidade em sentido contrário?

a) 500s                    b) 250s                       c) 125s                         d) 100s                        e) 10s

 

20-(CFT-MG-2008) O movimento retilíneo de um corpo é descrito pela equação v = 10 - 2t em que v é a velocidade, em m/s, e t é o tempo, em segundos.

Durante os primeiros 5,0 s, a distância percorrida por ele, em metros, é:

a) 10.                     b) 15.                       c) 20.                       d) 25.

 

21-(PUC-RJ-2009) O movimento de um objeto pode ser descrito pelo gráfico velocidade versus tempo, apresentado na figura a seguir.

Podemos afirmar que:

a) a aceleração do objeto é 2,0 m/s2, e a distância percorrida em 5,0 s é 10,0 m.

b) a aceleração do objeto é 4,0 m/s2, e a distância percorrida em 5,0 s é 20,0 m.

c) a aceleração do objeto é 2,0 m/s2, e a distância percorrida em 5,0 s é 25,0 m.

d) a aceleração do objeto é 2,0 m/s2, e a distância percorrida em 5,0 s é 10,0 m.

e) a aceleração do objeto é 2,0 m/s2, e a distância percorrida em 5,0 s é 20,0 m.

 

22-(PUC-RJ-2009) É CORRETO afirmar que a distância percorrida pelo objeto entre t = 0 e t = 1,4s foi aproximadamente de:

a) 0,7 m                       b) 1,8 m                       c) 0,1 m                       d) 1,6 m

 

 23-(UERJ-RJ-2009) A velocidade de um corpo que se desloca ao longo de uma reta, em função do tempo, é representada pelo seguinte gráfico:

Calcule a velocidade média desse corpo no intervalo entre 0 e 30 segundos.

 

24-(Ufrj-RJ-2009) Um móvel parte do repouso e descreve uma trajetória retilínea durante um intervalo de tempo de 50s, com a aceleração indicada no gráfico a seguir.

a) Faça um gráfico da velocidade do móvel no intervalo de 0 até 50s.

b) Calcule a distância percorrida pelo móvel nesse intervalo.

 

25-(UNIFESP-SP-2008) A função da velocidade em relação ao tempo de um ponto material em trajetória retilínea, no SI, é v = 5,0 - 2,0 t. Por meio dela pode-se afirmar que, no instante t = 4,0 s, a velocidade desse ponto material tem módulo

a) 13 m/s e o mesmo sentido da velocidade inicial.                           b) 3,0 m/s e o mesmo sentido da velocidade inicial.

c) zero, pois o ponto material já parou e não se movimenta mais.      d) 3,0 m/s e sentido oposto ao da velocidade inicial.

e) 13 m/s e sentido oposto ao da velocidade inicial.

 

26-(UFPE-PE-010)  Um motorista dirige um carro com velocidade constante de 80 km/h, em linha reta, quando percebe uma “lombada” eletrônica indicando a velocidade máxima permitida de 40 km/h. O motorista aciona os freios, imprimindo uma

 desaceleração constante, para obedecer à sinalização e passar pela “lombada” com a velocidade máxima permitida. Observando-se a velocidade do carro em função do tempo, desde o instante em que os freios foram acionados até o instante de passagem pela “lombada”, podemos traçar o gráfico abaixo.

Determine a distância percorrida entre o instante t = 0, em que os freios foram acionados, e o instante t = 3,0 s, em que o carro ultrapassa a “lombada”. Dê sua resposta em metros.

      

27-(UNCISAL-AL-010) João Gabriel, vestibulando da UNCISAL, preparando-se para as provas de acesso à universidade, vai

conhecer o local das provas. Sai de casa de carro e, partindo do repouso, trafega por uma avenida retilínea que o conduz diretamente ao local desejado. A avenida é dotada de cruzamentos com semáforos e impõe limite de velocidade, aos quais João Gabriel obedece. O gráfico que melhor esboça o comportamento da velocidade do carro dele, em função do tempo, desde que ele sai de casa até a chegada ao local da prova, onde estaciona no instante t’, é:

 

28-(UNEMAT-MT-010) O gráfico em função do tempo mostra dois carros A e B em movimento retilíneo. Em t = 0 seg. os

carros estão na mesma posição.

 

 

Com base na análise do gráfico, é correto afirmar.

a) Os carros vão estar na mesma posição nos instantes t = 0 seg. e t = 4,0 seg.

b) Os carros não vão se encontrar após t = 0, porque a velocidade de A é maior que a do carro B

c) Os carros vão se encontrar novamente na posição S = 10 m

d) Os carros não vão se encontrar, porque estão em sentidos contrários.

e) Os instantes em que os carros vão estar na mesma posição é t = 0 seg. e t = 8,0 seg.

 

 

 

29-(MACKENZIE-SP-010)  Dois automóveis A e B se movimentam sobre uma mesma trajetória retilínea, com suas velocidades

variando com o tempo de acordo com o gráfico a seguir. Sabe-se que esses móveis se encontram no instante 10 s. A distância entre eles, no instante inicial (t = 0 s), era de

a) 575 m                       b) 425 m                         c) 375 m                         d) 275 m                         e) 200 m 

 

30-(CFT-SC-010) O gráfico abaixo representa a variação da velocidade em função do tempo de uma partícula em movimento

uniformemente variado. Em relação à área abaixo da reta do gráfico, é correto afirmar que ela representa a:

a) aceleração média.            b) velocidade média.            c) variação da velocidade.            d) distância percorrida pela partícula.                              e) velocidade instantânea. 

 

31-(FUVEST-SP-010)  Na Cidade Universitária (USP), um jovem, em um carrinho de rolimã, desce a  rua do Matão, cujo perfil

está representado na figura a seguir, em um sistema de coordenadas em que o eixo Ox tem a direção horizontal.

No instante t = 0, o carrinho passa em movimento pela posição oy = yo e x = 0.

 

Dentre os gráficos das figuras a seguir, os que melhor poderiam descrever a posição x e a velocidade v do carrinho em função do tempo t são, respectivamente,

a) I e II.                              b) I e III.                                c) II e IV.                                d) III e II.                             e) IV e III. 

 

 

32-(UFRJ-RJ-011)Um avião vai decolar em uma pista retilínea. Ele inicia seu movimento na cabeceira da pista com velocidade

nula e corre por ela com aceleração média de 2,0 m/s2 até o instante em que levanta vôo, com uma velocidade de 80 m/s, antes de terminar a pista.

a) Calcule quanto tempo o avião permanece na pista desde o início do movimento até o instante em que levanta vôo.

b) Determine o menor comprimento possível dessa pista.

 

33-(UNICAMP-SP-011) O radar é um dos dispositivos mais usados para coibir o excesso de velocidade nas vias de trânsito. O seu princípio de funcionamento é baseado no efeito Doppler das ondas eletromagnéticas refletidas pelo carro em movimento.

Considere que a velocidade medida por um radar foi V = 72 km/h para um carro que se aproximava do aparelho.

Quando um carro não se move diretamente na direção do radar, é preciso fazer uma correção da velocidade medida pelo aparelho  Vm para obter a velocidade real do veículo Vr. Essa correção pode ser calculada a partir da fórmula Vm=Vr.cosα, em que α é o ângulo formado entre a direção de tráfego da rua e o segmento de reta que liga o radar ao ponto da via que ele mira. Suponha que o radar tenha sido instalado a uma distância de 50 m do centro da faixa na qual o carro trafegava, e tenha detectado a velocidade do carro quando este estava a 130 m de distância, como mostra a figura abaixo

Se o radar detectou que o carro trafegava a 72 km/h, sua velocidade real era igual a

a) 66,5 km/h                      b) 36 3 km/h.                                  c) 78 km/h.                                    d) 144 / 3 km/h

 

34-(UFPE-PE-012)

Dois veículos partem simultaneamente do repouso e se movem ao longo da mesma rodovia reta, um ao encontro do

outro, em sentidos opostos. O veículo A parte com aceleração constante igual a aA = 2,0 m/s2. O veículo B, distando d = 19,2 km do veículo A, parte com aceleração constante igual a aB = 4,0 m/s2. Calcule o intervalo de tempo até o encontro dos veículos, em segundos.

 

 

35-(UERJ-RJ-012)

Dois carros, A e B, em movimento retilíneo acelerado, cruzam um mesmo ponto em t = 0 s. Nesse instante, a velocidade vo de A é igual

à metade da de B, e sua aceleração a corresponde ao dobro da de B. Determine o instante em que os dois carros se reencontrarão, em função de vo e a.

 

36-(UEPA-PA-012)

No Pará, o perigo relacionado às altas velocidades no trânsito tem aumentado os  riscos de acidentes, principalmente em Belém.

Considerando que a "distância de freagem" é a distância que o carro percorre desde o momento que os freios são acionados até parar e que o modelo matemático que expressa essa relação é dado por  D = K . V2, onde  D representa a distância de freagem em metros, K é uma constante e  V  é a velocidade em Km/h. Assim, um automóvel que tem seus freios acionados estando a uma velocidade de 80 Km/h ainda percorre 44 metros até parar. A distância de  freagem de um automóvel que tem seus freios acionados, estando a uma velocidade de 160 Km/h é:

a) 2 vezes a distância de freagem se estivesse a 80 Km/h.                  b) 3 vezes a distância de freagem se estivesse a 80 Km/h.

c) 4 vezes a distância de freagem se estivesse a 80 Km/h.              d) 5 vezes a distância de freagem se estivesse a 80 Km/h.

e) 6 vezes a distância de freagem se estivesse a 80 Km/h.

 

 

37-(AFA-012)

 Considere um móvel deslocando–se numa trajetória horizontal e descrevendo um movimento retilíneo uniformemente acelerado e

retrógrado. A alternativa que contém o gráfico que melhor representam movimento descrito pelo móvel é

 

38-(AFA-012)

 Um bloco se movimenta retilineamente, do ponto A até o ponto C, conforme figura abaixo

Sua velocidade v em função do tempo t, ao longo da trajetória, é descrita pelo diagrama v×t mostrado a seguir.


Considerando que o bloco passa pelos pontos A e B nos instantes 0 e t1, respectivamente, e para no ponto C no instante t2, a razão entre

as distâncias percorridas pelo bloco nos trechos BC e AB , vale

a) (t2 + t1)/t1                               b) (t2 – t1)/t22        

c) (t2 – t1)/2t1                                  d) (t2 + t1)/2t2

 

 

39-(ACAFE-SC-012)

Para garantir a segurança no trânsito, deve-se reduzir a velocidade de um veículo em dias de chuva, senão vejamos: um veículo em

uma pista reta, asfaltada e seca, movendo-se com velocidade de módulo 36 km/h (10 m/s) é freado e desloca-se 5,0 m até parar. Nas mesmas circunstâncias, só que com a pista molhada sob chuva, necessita de 1,0 m a mais para parar. 

Considerando a mesma situação (pista seca e molhada) e agora a velocidade do veículo de módulo 108 km/h (30 m/s), a alternativa correta

que indica a distância a mais para parar, em metros, com a pista molhada em relação a pista seca é:

A) 6          B) 2          C)1,5          D) 9

 

 

 

 

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