Exercícios

Aceleração escalar média

 

01-(Unirio) Caçador nato, o guepardo é uma espécie de mamífero que reforça a tese de que os animais predadores estão entre os bichos mais velozes da natureza.

Afinal, a velocidade é essencial para os que caçam outras espécies em busca de alimentação. O guepardo é capaz de, saindo do repouso e correndo em linha reta, chegar à velocidade de 72km/h em apenas 2,0 segundos. Determine a aceleração escalar média deste mamífero

 

02-(FMTM-MG) Um cientista, estudando a aceleração média de três diferentes carros, obteve os seguintes resultados:

O carro I variou sua velocidade de v para 2v em um intervalo de tempo igual a t;

O carro II variou sua velocidade de v para 3v em um intervalo de tempo igual a 2t;

O carro III variou sua velocidade de v para 5v em um intervalo de tempo igual a 5t.

Sendo, respectivamente, a1, a2 e a3 as acelerações dos carros I, II e III, pode-se afirmar que:

a) a1=a2=a3                                  b) a1>a2>a3              c) a1<a2<a3            -d) a1=a2>a3     e) a1=a2<a3

 

03-(FGV-SP) Um trem desloca-se com velocidade de 72 km/h, quando o maquinista vê um obstáculo à sua frente.

 Aciona os freios e pára em 4s. A aceleração média imprimida ao trem pelos freios, foi em módulo, igual a:

a) 18 m/s2                b) 10 m/s2                 c) 5 m/s2                    d) 4 m/s2                        e) zero

 

04-(PUC-SP) Qual o tempo necessário para que um corpo que acelera a 2 m/s2, partindo do repouso, atinja a velocidade de 108 km/h?

 

05-(PUC-RS) Uma jogadora de tênis recebe uma bola com velocidade de 20,0m/s e a rebate na mesma direção e em sentido contrário com velocidade de 30,0m/s.

 Se a bola permanecer 0,100s em contato com a raquete, o módulo da sua aceleração média será de

a) 100m/s2                    b) 200m/s2                     c) 300m/s2                      d) 500m/s2                    e) 600m/s2

 

06- (CPS-SP) A ampliação da rede de trem metropolitano (metrô) na cidade de São Paulo, visa reduzir o caos do congestionamento urbano, melhorar o transporte coletivo da população e contribuir com a melhoria da qualidade do ar.

Considere uma composição do trem em movimento entre duas estações seguidas, partindo do repouso na Estação Tiradentes e parando na Estação Luz. O esboço gráfico velocidade × tempo que melhor representa o movimento é:

 

07-(CFT-CE) A seguir, apresentamos um quadro para a comparação da aceleração de alguns veículos. Para todos os casos, o teste foi realizado com os veículos acelerando de 0 a 100 km/h. Observe o tempo necessário para que todos tenham a mesma variação de velocidade:

Tomando como referência o gráfico apresentado, marque a alternativa que indica corretamente o veículo que possui maior aceleração e indique qual a relação, aproximada, entre a sua aceleração e a do veículo de menor aceleração.

a) Parati e 8 vezes maior          b) Parati e 8 vezes menor          c) Corvette e 8 vezes maior          d) Corvette e 8 vezes menor

e) Corvette e 10 vezes maior

 

08-(UFB) O gráfico abaixo mostra a variação de velocidade de um móvel em função do tempo.

 

Determine a aceleração escalar média entre 3s e 9s e entre 0 e 12s

 

09-(PUC-RJ-2008) Um objeto em movimento uniformemente variado tem sua velocidade inicial vo = 0,0 m/s e sua velocidade final vf = 2,0 m/s, em um intervalo de tempo de 4s. A aceleração do objeto, em m/s2, é:

a) 1/4                    -- b) 1/2                      c) 1                     d) 2                     e) 4

 

10-(PUC-RS-2008) Medidas referentes ao movimento de uma pequena bola, rolando para baixo pela encosta de um terreno em declive, foram registradas na tabela.

A figura que melhor representa a forma aproximada do terreno referido é:

 

Movimento acelerado e movimento retardado

 

11-No gráfico anexo está representada a variação da velocidade escalar de um ponto material em função do tempo. Classifique o movimento, em cada trecho em progressivo ou retrógrado, acelerado ou retardado.

 

12-(UFRJ-RJ) Um móvel em movimento retilíneo tem velocidade escalar variando com o tempo , de acordo com o gráfico.

Podemos afirmar corretamente que entre os instantes:

a) 0 e t12 o movimento é retrógrado acelerado          b) t1 e t2 o movimento é progressivo acelerado

c) t2 e t3 o movimento é retrógrado acelerado          d)) t3 e t4 o móvel está parado

e) t4 e t5 o movimento é progressivo retardado

 

13-(UNICAMP-SP) 1) gráfico abaixo representa aproximadamente a velocidade de um atleta

em função do tempo em uma competição olímpica.

a) Em que intervalo de tempo o modulo da aceleração tem o menor valor?

b) Em que intervalo de tempo o modulo da aceleração é máximo?

c) Qual e a distancia percorrida pelo atleta durante os 20s?

d) Qual a velocidade media do atleta durante a competição?

 

14-(FUVEST-SP) Um trem de metrô parte de uma estação com velocidade escalar constante até atingir, após 10s, a velocidade de 90km/h que é mantida por 30s, para então desacelerar uniformemente durante 10s até parar na estação seguinte.

a) Represente graficamente a velocidade escalar em função do tempo.

b) Calcule a distância entre as duas estações

 

15-(UFB) Durante um movimento acelerado, qual o sinal da aceleração?

 

16-(UFMS-MS) Um móvel tem sua velocidade registrada conforme gráfico a seguir. É correto afirmar que

(01) entre 0 e 10s, o movimento é uniforme com velocidade de 43,2 km/h.

(02) entre 10s e 25s, o movimento é uniformemente variado com aceleração de 8,0m/s2.

(04) entre 10s e 25s, o deslocamento do móvel foi de 240m.

(08) entre 0s e 10s, o deslocamento do móvel (em metros) pode ser dado por ΔS = 10t onde t é dado em segundos.

(16) entre 10s e 25s a trajetória do móvel é retilínea.

 

17- (ENEM) Em uma prova de 100 m rasos, o desempenho típico de um corredor padrão é representado pelo gráfico a seguir:

Em que intervalo de tempo o corredor apresenta ACELERAÇÃO máxima?

a) Entre 0 e 1 segundo.               b) Entre 1 e 5 segundos.               c) Entre 5 e 8 segundos.               d) Entre 8 e 11 segundos.

e) Entre 9 e 15 segundos.

 

18-(CFT-MG) O gráfico a seguir mostra como varia a velocidade de um móvel, em função do tempo, durante parte do seu movimento.

O movimento representado pelo gráfico pode ser o de uma

a) esfera que desce um plano inclinado e continua rolando por um plano horizontal.

b) fruta caindo de uma árvore.

c) composição de metrô, que se aproxima de uma estação e pára.

d) bala no interior de um cano de arma, logo após o disparo.

 

19-(CFT-MG) Um ônibus, que trafega em uma via plana, com movimento uniforme, diminuiu sua velocidade até parar, no instante em que o sinal luminoso do semáforo muda para o vermelho. Dentre os gráficos, o que melhor representa esse movimento é

 

20-(UFMG-MG) O gráfico anexo representa a velocidade escalar de um ponto material em função do tempo. Podemos afirmar que:

a) o gráfico está errado, pois não existe velocidade negativa

b) o deslocamento se processa com velocidade variável, porém sempre no mesmo sentido.

c) o móvel percorreu 3m em um sentido, parou bruscamente, fez percurso igual em sentido contrario e parou bruscamente no ponto de partida.

d) do gráfico apresentado só podemos obter a aceleração escalar do móvel, em função do tempo

 

21-(PUC-MG-010)   

NA HORA DO ACIDENTE, BRASILEIRO REDUZIA

Eram os instantes finais do segundo bloco do treino classificatório para o GP da Hungria. Felipe Massa tinha o terceiro melhor tempo, mas decidiu abrir uma volta rápida, tentando melhorar, buscando o acerto ideal para o Q3, a parte decisiva da sessão, a luta pela pole position. Percorria a pequena reta entre as curvas 3 e 4 da pista de Hungaroring e começava a reduzir de quase 360 km/h

para 270 km/h quando apagou. Com os pés cravados tanto no freio como no acelerador, não virou o volante para a esquerda, passou por uma faixa de grama, retornou para a pista e percorreu a área de escape até bater de frente na barreira de pneus. Atônito, o autódromo assistiu às cenas sem entender a falta de reação do piloto. O mistério só foi desfeito pelas imagens da câmera on board: uma peça atingiu o flanco esquerdo do capacete, fazendo com que o ferrarista perdesse os reflexos.

Como informado no texto e considerando as aproximações feitas, marque a opção cujo gráfico melhor representa a velocidade do veículo de Felipe Massa em função do tempo.

 

22-(UERJ-RJ-010) Um trem de brinquedo, com velocidade inicial de 2 cm/s, é acelerado durante 16 s.

O comportamento da aceleração nesse intervalo de tempo é mostrado no gráfico a seguir.

Calcule, em cm/s, a velocidade do corpo imediatamente após esses 16 s.

 

23-(UFPR-PR-010) Para melhor compreender um resultado experimental, quase sempre é conveniente a construção de um gráfico com os dados obtidos. A tabela abaixo contém os dados da velocidade v de um carrinho em movimento retilíneo, em diferentes instantes t, obtidos num experimento de mecânica.

a) Com os dados da tabela acima, faça um gráfico com t (s) representado no eixo x e v (m/s) representado no eixo y. Utilize a

região quadriculada a seguir. (Cada quadrícula tem 0,5 cm de lado.)

b) Com base no gráfico do item (a), descreva o movimento do carrinho.

 

24-(UFRGS-RS-010)  Observe o gráfico a seguir, que mostra a velocidade instantânea V em função do tempo t de um móvel que se desloca em uma trajetória retilínea. Neste gráfico, I, II e III identificam, respectivamente, os intervalos de tempo de 0s a 4s, de 4s a 6s e de 6s a 14s.

Nos intervalos de tempo indicados, as acelerações do móvel valem, em m/s2, respectivamente,

a) 20, 40, e 20.                  b) 10, 20 e 5.                   c) 10, 0 e -5.                     d) -10, 0 e 5.                     e) -10, 0 e -5.

 

25-(UFLA-MG-011) Dois corpos 1 e 2 realizam um movimento retilíneo. Verifica-se que a variação de velocidade do corpo 1 (Δv1) é o dobro da variação da velocidade do corpo 2 (Δv2), para o mesmo intervalo de tempo Δt. Com relação à aceleração média dos corpos 1 e 2, é CORRETO afirmar que:

 

26-(UEPA-PA-012)

A faixa de pedestres é uma conquista do cidadão, a qual vem se consolidando na construção de novas avenidas nas grandes cidades

brasileiras. Um motorista trafegando em uma avenida a 54 km/h observa um pedestre atravessando a faixa e aciona os freios, aplicando uma desaceleração constante no veículo, o qual pára  depois  de  5 s. Sabendo-se que o motorista conseguiu respeitar a faixa, afirma-se que o coeficiente de atrito entre os pneus e a estrada vale: (Dado: g = 10 m/s2)

a) 0,3                            b) 0,5                              c) 0,7                             d) 0,9                              e) 1,1

 

 

 

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