Eletromagnetismo – Imãs e Campo Magnético

Eletromagnetismo

Imãs e Campo Magnético

Exercícios com características de ENEM

 

01-(ITA-SP)

Um pedaço de ferro é posto nas proximidades de um ímã, conforme o esquema abaixo.

Qual é a única afirmação correta relativa à situação em apreço?

a) é o imã que atrai o ferro         

b) é o ferro que atrai o ímã         

c) a atração do ferro pelo ímã é mais intensa do que a atração

do ímã pelo ferro                       

d) a atração do ímã pelo ferro é mais intensa do que a atração

do ferro pelo ímã                       

e) a atração do ferro pelo ímã é igual à atração do ímã pelo ferro

 

02-(UFPA-PA)

A Terra é considerada um imã gigantesco, que tem as seguintes características:

 a) O polo Norte geográfico está exatamente sobre o polo sul magnético, e o Sul geográfico está na mesma posição que o norte magnético.
b) O polo Norte geográfico está exatamente sobre o polo norte magnético, e o Sul geográfico está na mesma posição que o sul magnético.
c) O polo norte magnético está próximo do polo Sul geográfico, e o polo sul magnético está próximo do polo Norte geográfico.
d) O polo norte magnético está próximo do polo Norte geográfico, e o polo sul magnético está próximo do polo Sul geográfico.
e) O polo Norte geográfico está defasado de um ângulo de 45º do polo sul magnético, e o polo Sul geográfico está defasado de 45º do polo norte magnético.

 

03-(PUC–MG)

 

A figura mostra o nascer do Sol. Dos pontos A, B, C e D, qual deles indica o Sul geográfico?

 

04-(FUVEST-SP)

Considere um imã em forma de barra apoiado sobre uma mesa. Você segura entre os dedos outro imã em forma de barra, e investiga as forças magnéticas que agem sobre ele, nas proximidades do imã apoiado sobre a mesa. Você conclui que o imã entre seus dedos:

a) será sempre atraído pelo imã fixo         

b) será sempre repelido pelo imã fixo         

c) tenderá sempre a girar

d) não será atraído nem repelido               

e) poderá ser atraído ou repelido

 05-(UFPA-PA)

Na figura, um imã natural, cujos polos magnéticos norte, N, e sul, S, estão representados, equilibra dois pregos 1 e 2. Os pontos A e B pertencem a 1 e os pontos C e D pertencem a 2.

a) B e C são polos norte         

b) A é um polo norte e D um polo sul         

c) A e D são polos sul          

d) A é um polo sul e B um polo norte         

e) B é um polo sul e D um polo norte

 

06-(FUVEST-SP)

A figura I adiante representa um imã permanente em forma de barra, onde N e S indicam,

 

norte e sul. Suponha que a barra seja dividida em três pedaços, como mostra a figura II. Colocando lado a lado os dois pedaços extremos, como indicado na figura III, é correto afirmar que eles:

a) se atrairão, pois A é polo norte e B é polo sul.                  

b) se atrairão, pois A é polo sul e B é polo norte.

c) não serão atraídos nem repelidos.                                     

d) se repelirão, pois A é polo norte e B é polo sul.

e) se repelirão, pois A é polo sul e B é polo norte.

 

07-(UERJ-RJ)

Uma agulha magnética atravessada numa rolha de cortiça flutua num recipiente que contém água, na posição mostrada na figura 1, sob a ação do campo magnético terrestre.

Coloca-se, envolvendo o recipiente, um outro imã com seus polos posicionados como indicado na figura 2:

A nova posição da agulha, sob a ação dos dois campos magnéticos, será:

08-(FUVEST-SP)

Quatro ímãs iguais em forma de barra, com as polaridades indicadas, estão apoiados sobre uma mesa horizontal, como na figura, vistos de cima. Uma pequena bússola é também colocada na mesa, no ponto central P, equidistante dos ímãs, indicando a direção e o sentido do campo magnético dos ímãs em P.

Não levando em conta o efeito do campo magnético terrestre, a figura que melhor representa a orientação da agulha da bússola é:

 

09-(UNIFESP-SP)

De posse de uma balança e de um dinamômetro (instrumento para medir forças), um estudante decide investigar a ação da força magnética de um imã em forma de U sobre uma pequena barra de ferro. Inicialmente, distantes um do outro, o estudante coloca o imã sobre uma balança e anota a indicação de sua massa. Em seguida, ainda distante do imã, prende a barra ao dinamômetro e anota a indicação da força medida por ele. Finalmente, monta o sistema de tal forma que a barra de ferro, presa ao dinamômetro, interaja magneticamente com o imã, ainda sobre a balança, como mostra a figura.

A balança registra, agora, uma massa menor do que a registrada na situação anterior, e o dinamômetro registra uma força equivalente a

a)  força peso da barra     

b) força magnética entre o imã e a barra     

c) soma da força peso da barra com metade do valor da força magnética entre o imã e a barra     

d) soma da força peso da barra com a força magnética entre o imã e a barra     

e) soma das forças peso da barra e magnética entre o imã e a barra, menos a força elástica da mola do dinamômetro.

 

10-(UEL-PR)

A agulha de uma bússola assume a posição indicada na figura a seguir quando colocada numa região onde existe, além do campo magnético terrestre, um campo magnético uniforme e horizontal.

Considerando a posição das linhas de campo uniforme, desenhadas na figura, o vetor campo magnético terrestre na região pode ser indicado pelo vetor:

 

11-(MACKENZIE-SP)

As linhas de indução de um campo magnético são:

a) o lugar geométrico dos pontos, onde a intensidade do campo magnético é constante

b) as trajetórias descritas por cargas elétricas num campo magnético

c) aquelas que em cada ponto tangenciam o vetor indução magnética, orientadas no seu sentido

d) aquelas que partem do polo norte de um ímã e vão até o infinito

e) nenhuma das anteriores é correta

 

12-(UFSC-SC)

 A figura representa as linhas de indução do campo magnético terrestre. O magnetismo terrestre levou à invenção da bússola, instrumento essencial para as grandes navegações e descobrimentos do século XV e, segundo os historiadores, já utilizada pelos chineses desde o século X. Em 1600, William Gilbert, em sua obra denominada De Magnete, explica que a orientação da agulha magnética se deve ao fato de a Terra se comportar como um imenso ímã, apresentando dois pólos magnéticos.

Muitos são os fenômenos relacionados com o campo magnético terrestre. Atualmente, sabemos que feixes de partículas eletrizadas (elétrons e prótons), provenientes do espaço cósmico, são capturados pelo campo magnético terrestre, ao passarem nas proximidades da Terra, constituindo bom exemplo de movimento de partículas carregadas em um campo magnético.

A(s) proposição(ões) CORRETA(S) são:

I. O sentido das linhas de indução, mostradas na figura, indica que o pólo sul magnético está localizado próximo ao pólo norte geográfico.

II. O sentido das linhas de indução, mostradas na figura, indica que o pólo norte magnético está localizado próximo ao pólo norte geográfico.

III. As linhas de indução do campo magnético da Terra mostram que ela se comporta como um gigantesco ímã, apresentando dois pólos magnéticos.

IV. O pólo norte da agulha de uma bússola aponta sempre para o pólo sul magnético da Terra.

V. O módulo do campo magnético terrestre aumenta, à medida que se afasta da superfície da Terra.

 a) I, II e III            

b) II, III e IV             

c) III, IV e V             

d) I, II e IV              

e) I, IV eV                                                                                                           

 

13-(PUC-RJ) 

biomagnetismo estuda a geração e interação de campos magnéticos com a matéria viva. Uma de suas mais recentes aplicações é o uso de partículas magnéticas – as nano partículas, em especial – na administração de medicamentos. Em vez de deixar uma medicação circulando livremente pelo corpo humano, com o risco de efeitos colaterais prejudiciais à saúde, a idéia é “grudar” a medicação em partículas magnéticas, injetá-las na corrente sanguínea e guiá-las com um ímã até o local foco da doença.

Organizar esses materiais exige habilidades multidisciplinares para escolher e preparar as partículas magnéticas apropriadas;

escolher e preparar o invólucro e o modo como os medicamentos serão absorvidos. Geralmente os farmacêuticos é que lidam com os materiais do invólucro, enquanto os médicos investigam a reação nos seres vivos. Aos físicos, químicos e engenheiros de materiais, cabe a preparação das partículas magnéticas.

Sobre os conceitos e aplicações da Eletricidade e do Magnetismo, é CORRETO afirmar que:

a) As linhas de indução do campo magnético geradas pelo ímã são linhas contínuas que, fora do ímã, vão do polo norte para o polo sul. 

b) O medicamento associado à partícula magnética pode ser guiado até o local da doença através de um campo elétrico constante. 

c) Se o campo magnético orientador se formasse devido a uma corrente elétrica contínua, ele teria variação proporcional ao quadrado da distância entre o fio que conduz a corrente e as partículas magnéticas. 

d) Qualquer substância metálica pode ser utilizada como partícula magnética. 

e) A única forma de se obter um campo magnético para orientar a medicação é através da utilização de ímãs permanentes. 

 

14-(UFRN-RN)

O estudioso Robert Norman publicou em Londres, em 1581, um livro em que discutia experimentos mostrando que a força que o campo magnético terrestre exerce sobre uma agulha imantada não é horizontal. Essa força tende a alinhar tal agulha às linhas desse campo. Devido a essa propriedade, pode-se construir uma bússola que, além de indicar a direção norte-sul, também indica a inclinação da linha do campo magnético terrestre no local onde a bússola se encontra. Isso é feito, por exemplo, inserindo-se uma agulha imantada num material, de modo que o conjunto tenha a mesma densidade que a água e fique em equilíbrio dentro de um copo cheio de água, como esquematizado na figura 1.

A figura 2 representa a Terra e algumas das linhas do campo magnético terrestre. Foram realizadas observações com a referida bússola em três cidades (I, II e III), indicando que o pólo norte da agulha formava, APROXIMADAMENTE,

– para a cidade I, um ângulo de 20° em relação à horizontal e apontava para baixo;

– para a cidade II, um ângulo de 75° em relação à horizontal e apontava para cima;

– para a cidade III, um ângulo de 0° e permanecia na horizontal.

A partir dessas informações, pode-se concluir que tais observações foram realizadas, RESPECTIVAMENTE, nas cidades de

a) Punta Arenas (sul do Chile), Natal (nordeste do Brasil) e Havana (noroeste de Cuba).

b) Punta Arenas (sul do Chile), Havana (noroeste de Cuba) e Natal (nordeste do Brasil).

c) Havana (noroeste de Cuba), Natal (nordeste do Brasil) e Punta Arenas (sul do Chile).

d) Havana (noroeste de Cuba), Punta Arenas (sul do Chile) e Natal (nordeste do Brasil).

 

15-(UNESP-SP)

A Terra comporta-se como um imenso ímã, ou seja, tem magnetismo próprio. Observe as figuras, que são representações do campo magnético da Terra.

A partir da observação das figuras e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que:

(A) se buscamos as coordenadas geográficas do pólo norte magnético para atingir o polo norte geográfico, o provável é que não cheguemos lá, porque a localização dos pólos magnéticos da Terra não coincide com a dos polos geográficos.

(B) o polo norte magnético encontra-se na costa norte do Alasca e o polo sul magnético na costa oeste da Antártida.

(C) se buscarmos as coordenadas geográficas do polo sul magnético para atingir o pólo sul geográfico, o provável é que alcancemos nosso intento, porque a localização dos polos magnéticos da Terra coincide com a dos polos geográficos.

(D) o polo norte magnético encontra-se na Groenlândia, na América do Norte, e o polo sul geográfico na costa norte da Antártida.

(E) o polo norte magnético encontra-se na costa norte do Canadá, no oceano Atlântico, portanto, junto à localização do polo norte geográfico.

 

Confira a resolução comentada