Eletrostática

Circuitos com geradores e aparelhos de medidas

Exercícios com características de ENEM

 

01- (UNESP-SP)

Na figura, temos um circuito onde R1 e R2 são resistores fixos e R3 é um resistor variável (reostato). A força eletromotriz é de 1,2V. Os valores de R1 e R2 são,

 respectivamente, 2,0Ω e 3,0Ω, enquanto que R3 pode variar de 0,0Ω a 6,0Ω. Entre que valores a diferença de potencial entre A e B pode variar?

a)

Quando R3=0

 os pontos A e B estão em curto circuito e UAB=0

a) 0 e 0,6V                   b) 6V e 8V                 c) 8V e 0                 d) 0,8V e 1,6V                 e) 0,2V e 0,6V        

 

 02-(UFSCAR-SP)

No circuito da figura, os potenciais nos pontos A e C valem, respectivamente:

a) 2V e -1V                   b) 4V e 6V                  c) 12V e -8V                d) 8V e -4V                  e) 16V e -16V

 

03-(FUVEST-SP)

O esquema mostra três fios ligados a uma fonte, entre os quais se ligam algumas lâmpadas iguais:

Qual a tensão aplicada às lâmpadas quando o fio neutro está ligado?

a) 220V                          b) 110V                           c) 55V                      d) 117V                       e) -220V

 

04-(Mackenzie-SP)

Três pequenas lâmpadas idênticas, cada uma com a inscrição nominal (0,5W - 1,0V), são ligadas em série, conforme o circuito a seguir. Com a chave aberta,  a corrente que passa pelas lâmpadas tem intensidade de

300mA. Com a chave fechada, a nova intensidade de corrente pelas lâmpadas será:

a)187,5mA                 b) 375mA                   c) 400mA                      d) 525mA                   e) 700mA

 

05-(UFRGS-RS)

O circuito a seguir representa três pilhas ideais de 1, 5 V cada uma, um resistor R de resistência elétrica 1, 0 Ω e um motor, todos ligados em série.

(Considere desprezível a resistência elétrica dos fios de ligação do circuito.)

A tensão entre os terminais A e B do motor é 4, 0 V. Qual é a potência elétrica consumida pelo motor?

a) 0, 5 W.                               b) 1, 0 W.                               c) 1, 5 W.                                 d) 2, 0 W                                   e) 2, 5 W.

 

06-(UFSC-SC)

Nos circuitos abaixo, A e B são duas lâmpadas cujos filamentos têm resistências iguais; R é a resistência de outro dispositivo elétrico; ε é uma bateria de resistência elétrica desprezível; e I é um interruptor aberto.

Sabendo-se que o brilho das lâmpadas cresce quando a intensidade da corrente elétrica aumenta, são corretas:

I. no circuito 1, a lâmpada A brilha mais do que a B.

II. no circuito 2, as lâmpadas A e B têm o mesmo brilho.

III. no circuito 3, uma das lâmpadas brilha mais do que a outra.

IV. no circuito 4, a lâmpada B brilha mais do que a A.

V. no circuito 5, se o interruptor I for fechado, aumenta o brilho da lâmpada B.

a) I, II e III                  b) III e IV                   c) I e IV                       d) I e V                e) II e IV                                                                                                 

 

07-(FUVEST-SP)

Considere a montagem abaixo, composta por quatro resistores iguais R, uma fonte de tensão F, um medidor de corrente A, um medidor de tensão V e fios de ligação. O medidor de corrente indica 8,0A e o de tensão 2,0V. Pode-se afirmar que a potência total dissipada nos quatro resistores é, aproximadamente, de:

a) 8W                           b) 16W                            c) 32W                             d) 48W                             e) 64W

 

 

08-(ITA-SP)

No circuito desenhado abaixo, há duas pilhas de 1,5V cada, de resistências internas desprezíveis, ligadas em série, fornecendo corrente para três resistores com os valores indicados. Ao circuito estão ligados ainda um voltímetro e um amperímetro de resistências internas, respectivamente, muito alta e muito baixa.

 

As leituras do amperímetro e do voltímetro são, respectivamente:

a) 3,0 A e 2,0 V          b) 1,2 A e 2,4 V           c) 2,2 A e 4,4 V             d) 15 A  e 24 V            e) 1,5 A e 1,5 V

 

09-(UFC-CE))

 

                                                                                                                    

No circuito esquematizado adiante, A1 e A2 são amperímetros ideais. Ligando-se a chave C, observa-se que:

a) a leitura de A1 e a leitura de A2 não mudam.                         b) a leitura de A1 diminui e a leitura de A2 aumenta.

c) a leitura de A1 não muda e a leitura de A2 diminui.              d) a leitura de A1 aumenta e a leitura de A2 diminui.

e) a leitura de A1 aumenta e a leitura de A2 não muda.

 

10-(UEG-GO)

Um circuito simples é composto apenas por uma bateria (B) e uma lâmpada (L). Com esse circuito elétrico, um estudante montou quatro conexões diferentes, com um mesmo medidor de intensidade de corrente elétrica, conhecido como

amperímetro (A). Após as montagens, conforme a figura acima, o estudante apresentou versões das conexões realizadas. Em qual dessas versões o amperímetro irá fornecer a leitura real da intensidade de corrente no circuito?

a) A conexão 1 apresenta uma maneira correta de se ler a corrente elétrica em um circuito; nesse caso, optou-se por colocar o amperímetro do lado esquerdo da bateria.

b) A conexão 2 fornece uma leitura menor que a da conexão 1, já que parte da corrente elétrica dissipou-se ao percorrer todo o circuito.

c) A conexão 3 é melhor que as conexões 1 e 2, pois esse procedimento fez com que somente a leitura da corrente elétrica percorrida na lâmpada fosse mensurada.

d) A conexão 4 é quase idêntica à conexão 3 e, portanto, fornecerá a real leitura da corrente elétrica percorrida na lâmpada e também na pilha.

e) A indicação do amperímetro será a mesma nas conexões 2 e 3.

 

 

11-(UFRGS-RS) 

Voltímetros e amperímetros são os instrumentos mais usuais para medições elétricas. Evidentemente, para a

obtenção de medidas corretas, esses instrumentos devem ser conectados de maneira adequada. Além disso, podem ser danificados se forem conectados de forma incorreta ao circuito. Suponha que se deseja medir a diferença de potencial a que está submetido o resistor R2 do circuito a seguir, bem como a corrente elétrica que o percorre.

Assinale a figura que representa a correta conexão do voltímetro (V) e do amperímetro (A) ao circuito para a realização das medidas desejadas.

 

 

 

 

Resoluções