Hidrostática – Densidade e Pressão

Hidrostática

Densidade e Pressão

 

01-(ENEM-MEC)

A gasolina é vendida por litro, mas em sua utilização como combustível, a massa é o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume da gasolina. Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de

gasolina são subterrâneos. Se os tanques NÃO fossem subterrâneos:

I. Você levaria vantagem ao abastecer o carro na hora mais quente do dia pois estaria comprando mais massa por litro de combustível.

II. Abastecendo com a temperatura mais baixa, você estaria comprando mais massa de combustível para cada litro.

III. Se a gasolina fosse vendida por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da dilatação da gasolina estaria resolvido.

Destas considerações, somente:

a) I é correta.                      

b) II é correta                     

c) III é correta                      

d) I e II são corretas.

e) II e III são corretas.

 

02-(ENEM-MEC)  

Pelas normas vigentes, o litro do álcool hidratado que abastece os veículos deve ser constituído de

96% de álcool puro e 4% de água (em volume).As densidades desses componentes são dados: dágua= 1000g/L   dálcool= 800g/L.

Um técnico de um órgão de defesa do consumidor inspecionou cinco postos suspeitos de venderem álcool hidratado fora das normas.

Colheu , então uma amostra do produto de cada posto e mediu a densidade de cada uma delas. Obteve os seguintes resultados:

A partir desses dados, o técnico pôde concluir que estavam com o combustível adequado somente os postos

Exercícios com características de ENEM

03-(UNIFOR-CE)

Um corpo sólido, de massa 90g e volume 100cm3, encontra-se no fundo de um recipiente de um líquido de densidade 0,60g/cm3.

 Misturando-se um outro líquido de densidade 1,5g/cm3, o corpo começa a flutuar quando a densidade da mistura, em g/cm3, for superior a:

04-(UERJ-RJ)

A razão entre a massa e o volume de uma substância, ou seja, a sua massa específica, depende da temperatura. A seguir, são apresentadas as curvas aproximadas da massa em função do volume para o álcool e para o ferro, ambos à temperatura de 0oC.

Considere ρf a massa específica do ferro e ρa a massa específica do álcool.

De acordo com o gráfico, a razão ρfa é igual a:

05-(UERJ-RJ)

Nas ilustrações a seguir, estão representados três sólidos de bases circulares, todos com raios iguais e mesma altura. Considere as medidas dos raios iguais às medidas das alturas, em centímetros.

As massas específicas de quatro substâncias, três das quais foram empregadas na construção desses sólidos, estão indicadas na tabela:

Admita que os sólidos tenham a mesma massa e que cada um tenha sido construído com apenas uma dessas substâncias.

De acordo com esses dados, o cone circular reto foi construído com a seguinte substância:

06-(UNESP-SP) 

Um tijolo, com as dimensões indicadas, é colocado sobre uma mesa com tampo de borracha, inicialmente da maneira mostrada em 1 e, posteriormente, da maneira mostrada em 2.

Na situação 1, o tijolo exerce sobre a mesa uma força F1 e uma pressão p1; na situação 2, a força e a pressão exercidas são F2 e p2. Nessas condições, pode-se afirmar que

a)  F1 = F2 e p1 = p2.         

b) F1 = F2 e p1 < p2.         

c) F1 = F2 e p1 > p2.           

d)F1 > F2 e p1 > p2.                   

e) F1 < F2 e p1 < p2.

 

07-(FUVEST-SP)

 A janela retangular de um avião, cuja cabine é pressurizada, mede 0,5 m por 0,25 m.

Quando o avião está voando a uma certa altitude, a pressão em seu interior é de, aproximadamente, 1,0 atm, enquanto a pressão ambiente fora do avião é de 0,60 atm. Nessas condições, a janela está sujeita a uma força, dirigida de dentro para fora, igual ao peso, na superfície da Terra, da massa de:  obs.:1 atm = 105Pa = 105 N/m2

08-(UFPE-PE)

Uma plataforma retangular com massa de 90 toneladas deve ser apoiada por estacas com seção

transversal quadrada de 10 cm por 10 cm. Sabendo que o terreno onde as estacas serão fincadas suporta uma pressão correspondente a 0,15 toneladas por cm2, determine o número mínimo de estacas necessárias para manter a edificação em equilíbrio na vertical.

09-(UFG-GO) 

Analisando o diagrama de fases da água, conclui-se que é possível liquefazer o gelo por aumento de pressão. A 1,0 atm e – 4oC, por exemplo, essa pressão é da ordem de 140 atm.

Esse processo é apresentado, através de um modelo simplificado, em livros didáticos do ensino médio, quando se considera, por exemplo, que um patinador desliza no gelo com base apenas nesse fenômeno.

Desse modo, considere um patinador sobre o gelo usando um patim conforme a especificação da figura a seguir e admita que a espessura do metal em contato com o gelo é de 1,0 mm.

Com base nas informações acima, calcule a massa, em kg, que o patinador deve ter, de modo a liquefazer o gelo por pressão, e confirme se o modelo é, ou não, adequado. Dados: g = 10 m/s2 e  1 atm = 105 N/m2.

10-(PUC-MG) 

Quando tomamos refrigerante, utilizando canudinho, o refrigerante chega até nós, porque o ato de puxarmos o ar pela boca:

a) reduz a aceleração da gravidade no interior do tubo.                                 

b) aumenta a pressão no interior do tubo. 

c) aumenta a pressão fora do canudinho.                                                       

d) reduz a pressão no interior do canudinho. 

 

11-(CPS) 

Os estudos dos efeitos da altitude sobre a performance física começaram a ser realizados depois dos Jogos Olímpicos de 1968. A competição realizada na Cidade do México, a 2 400 metros, registrou nas corridas de média e longa distância o triunfo de atletas de países montanhosos, como

Tunísia, Etiópia e Quênia, enquanto australianos e americanos, os favoritos, mal conseguiam alcançar a linha de chegada.”

(http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/altitudes/index.shtml Acesso em: 12.09.2010.)

Os americanos e australianos não tiveram sucesso nas provas, pois, nas condições atmosféricas da Cidade do México, não estavam adaptados

a) à diminuição da pressão atmosférica e à consequente rarefação do ar. 

b) ao aumento da pressão atmosférica e à consequente diminuição do oxigênio. 

c) à diminuição da resistência do ar e ao consequente aumento da pressão atmosférica. 

d) à diminuição da pressão atmosférica e ao consequente aumento da oxigenação do sangue. 

e) ao aumento da insolação no clima de montanha e ao consequente aumento de temperatura no verão.  

 

Confira a resolução comentada