Aceleração escalar média

 

 Examine o deslocamento do móvel (tubarão) da figura abaixo e observe que, entre t=0 e t=0,5s sua velocidade aumentou de 10m/s em 0,5s e ele realizou um movimento acelerado.

Entre 0,5s e 1,0s ele manteve sua velocidade constante, realizando um movimento uniforme, não possuindo, portanto, aceleração.

Entre 1s e 1,5s, o módulo da velocidade diminuiu de 10m/s em 0,5s, e ele realizou um movimento retardado.

 Define-se aceleração escalar média (am) ao quociente entre a variação de velocidade (ΔV) pelo respectivo intervalo de tempo (Δt), ou seja:

 

 A unidade de aceleração escalar média, no SI, é o m/s2, pois;

1am= ΔV/Δt = (1m/s)/1s=1m/s . 1/s=1m/s2      

 

O que você deve saber

 

 A aceleração escalar média de um móvel significa de quanto sua velocidade varia na unidade de tempo. Assim, se um móvel tem aceleração escalar média de 2m/s2 significa que sua velocidade  varia de 2/s em cada 1s; de 8km/h2 significa que sua velocidade varia de 8km/h em cada 1h, e assim por diante.

 Aceleração instantânea – enquanto a aceleração média é calculada em certo intervalo de tempo, a aceleração instantânea é calculada no instante (intervalo de tempo muito pequeno, tendendo a zero).

 

Movimento acelerado e movimento retardado

 

 Movimento progressivo – velocidade positiva e o deslocamento é no sentido dos marcos crescentes

 Movimento retrógrado – velocidade negativa e o deslocamento é no sentido dos marcos decrescentes

 Para um movimento acelerado existem duas possibilidades:

 

Primeira possibilidade: movimento progressivo com a velocidade aumentando em intensidade (módulo)  ---  Exemplo numérico:

am=(10 – 5)/(2 – 0)  ---  am=2,5m/s2 (am>0)  ---  este é um movimento progressivo (a favor dos marcos crescentes) e acelerado, ou seja, am>0 e V>0

 

Segunda possibilidade: movimento retrógrado com a velocidade aumentando em intensidade (módulo)

Movimento retrógrado – velocidade negativa  ---  am=(-10 –(-5))/(2 – 0)  ---  am=-2,5m/s2  ---  (am<0)  ---  este é um movimento retrógrado (a favor dos marcos decrescentes) e acelerado, ou seja, am<0 e V<0.

Observe, pelos dois casos, que um movimento é acelerado sempre que velocidade e aceleração têm o mesmo sinal, ou seja, ambas são positivas ou ambas são negativas.

 Para um movimento retardado existem duas possibilidades:

 

Primeira possibilidade: movimento progressivo com a velocidade diminuindo em intensidade (módulo)  ---  Exemplo numérico:

am=(5 – 10)/(2 – 0)  ---  am=-2,5m/s2 (am<0)  ---  este é um movimento progressivo (a favor dos marcos crescentes) e retardado, ou seja, am<0 e V>0

 

Segunda possibilidade: movimento retrógrado com a velocidade diminuindo em intensidade (módulo)

Movimento retrógrado – velocidade negativa  ---  am=(-5 –(-10))/(2 – 0)  ---  am=+2,5m/s2  ---  (am>0)  ---  este é um movimento retrógrado (a favor dos marcos decrescentes) e acelerado, ou seja, am>0 e V<0.

Observe, pelos dois casos, que um movimento é retardado sempre que velocidade e aceleração têm sinais opostos, ou seja, quando um é positivo o outro é negativo e vice-versa.

 

O que você deve saber

 

Movimento progressivo – velocidade positiva e o deslocamento é no sentido dos marcos crescentes

Movimento retrógrado – velocidade negativa e o deslocamento é no sentido dos marcos decrescentes

Um movimento é acelerado sempre que velocidade e aceleração têm o mesmo sinal, ou seja, ambas são positivas ou ambas são negativas, ou que o módulo da velocidade está aumentando..

Um movimento é retardado sempre que velocidade e aceleração têm sinais opostos, ou seja, quando um é positivo o outro é negativo e vice-versa, ou que o módulo da velocidade está diminuindo..

 

Exercícios