Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

Peso e Massa

 

A massa (m) de um corpo é a medida de sua inércia (resistência de um corpo em ter seu movimento acelerado ou retardado), sendo um valor numérico atribuído a cada corpo comparando-o com outro tomado como padrão. Quanto maior a massa de um corpo, maior será sua inércia, pois é mais fácil acelerar ou retardar uma moto do que um caminhão. É uma grandeza escalar, positiva e invariável para cada corpo não dependendo do lugar onde ele se encontra. Assim, a massa de um corpo é sempre a mesma em qualquer ponto da Terra, do espaço ou de qualquer planeta. No sistema internacional de unidades a massa é medida em quilogramas (kg) e um quilograma (1kg)é a unidade de massa tomada como

padrão, definido internacionalmente como sendo uma mistura de irídio e platina e encontra-se no Escritório Internacional de Pesos e Medidas, localizado em Paris (França).

O peso () de um corpo é resultado da atração gravitacional entre a Terra (ou outro planeta qualquer) e um corpo de massa m.

Todos os corpos que são abandonados de certa altura caem em direção ao centro da Terra solicitados exclusivamente pela força peso, com certa aceleração denominada aceleração da gravidade ().

Se a força peso for a resultante das forças que agem sobre o corpo de massa m, a equação da lei fundamental da dinâmica

 transforma-se em  ou, em módulo (intensidade) P = m.g.

Unidades no SI:

P  ---  intensidade da força peso (N)

m  ---  massa do corpo (kg)

g  ---  aceleração da gravidade (m/s2 ou N/kg)

Como o campo gravitacional da Terra é variável o peso de um corpo varia de local para local, aumentando do equador aos polos e diminuindo com a altitude.

Em pontos próximos à superfície da Terra, desprezando-se a resistência do ar,os corpos cem com aceleração variável próxima de 9,8m/s2 que, quando não for especificada podemos considerar como sendo de 10m/s2.

Como o valor de g varia de planeta para planeta e como P=m.g, com m invariável, o peso de um corpo também varia conforme o planeta.

A massa de um corpo é uma grandeza fundamental e que pode ser medida por comparação com massa padrão utilizando uma balança de pratos, onde colocamos num dos pratos a massa que queremos medir, e no outro,

Uma outra unidade de força, que não pertence ao SI é o quilograma-força (kgf) e 1kgf » 10N.

Balança de pratos massas padrão, até que equilibrem a balança. Observe que esse processo independe da intensidade do campo gravitacional (é válido para qualquer planeta), pois sempre será o mesmo para os dois objetos.

Atualmente existem diversos tipos de balança, mas o princípio de funcionamento é o mesmo.

                           É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

            Balança ontopométrica mecânica  

Dinamômetro -  Instrumento que mede a intensidade do peso de um corpo -   Uma força (peso) transmitida a uma mola (corpo elástico) produz na mesma uma deformação que é registrada pelo ponteiro numa escala graduada em Newton. O zero desta escala corresponde à posição do ponteiro antes da aplicação da força, com a mola em sua posição natural (sem deformação).


O que você deve saber

* Em pontos próximos à superfície da Terra, desprezando-se a resistência do ar,os corpos cem com aceleração variável próxima de 9,8m/s2 que, quando não for especificada podemos considerar como sendo de 10m/s2.

* Um quilograma-força é o peso de um corpo de massa 1kg, num local em que a aceleração da gravidade vale 9,806m/s2 que podemos arredondar para 10m/s2. É a unidade de intensidade de força no sistema técnico de unidades.

* Desprezando-se a resistência do ar, qualquer corpo que estiver no espaço após lançamento verical, lançamento oblíquo,

   

queda livre, etc, terá como força resultante a força peso que tem sempre direção vertival e sentido para baixo.

* O peso é uma grandeza vetorial de intensidade variável e que tem sempre direção vertical e sentido para baixo.

* A intensidade da força peso diminui com a altitude na Terra ou em qualquer outro planeta.

* Desprezando-se a resistência do ar, dois corpos abandonados de uma mesma altura da superfície da Terra, tem a mesma aceleração da gravidade (g) e consequentemente chegam juntos ao solo, independente de suas massas.

* A massa é medida por uma balança, é sempre a mesma, e seus múltiplos e sub-múltiplos são  ---  1g = 10-3kg e 1t = 103kg.

* Peso e massa são grandezas distintas:

Peso  ---  grandeza vetorial de intensidade variável, direção vertical e sentido para baixo.

Massa  ---  grandeza escalar positiva e invariável.

* O peso de um corpo é medido pelo dinamômetro.

* Quando alguém diz “o peso de um corpo é 10 quilos” está dizendo uma frase errada. O número 10 não se refere a peso, mas sim a massa e a frase correta é “a massa de um corpo é 10 quilogramas”.

 

Exercícios